Disputar terras do território brasileiro com os povos nativos (Vírgula) que aqui já estavam (Vírgula) é o que o homem branco faz desde o século em que descobriu este "novo mundo". Chegaram e já derrubaram parte das ricas florestas desta nação para comercializar a madeira e estabelecer a agricultura e pecuária, nem se importaramm com os nativos que aqui já estavam e até mesmo os exploraram com trabalhos escravos. Fizeram com que eles, os nativos, fugissem e ficassem isolados, que deixassem suas terras para trás e continuaram a destruir as matas e a cada vez mais expandir as plantações, (Ponto final) O comércio de madeira e a criação de gado para chegar nos dias de hoje, onde deste desse grande território só restaram alguns pedaços das grandes matas e quase nada dos territórios indígenas, (Ponto final) Ainda exigirem mais do pouco que sobrou e impondo que os mesmos povos que foram expulsos de suas terras às forças só possam exigi-las de volta se estivessem ocupando a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) no dia em que foi promulgada a Constituição federal, o que não é nem um pouco justo (Vírgula) pois em tal data grande parte do território que a eles pertenceu estava sob o domínio do homem branco. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Sendo então responsabilidade da União proteger, garantir o respeito e demarcar as terras pertencentes aos povos indígenas, (Ponto final) Deveriam lhes dar o direito de poder reinvidicar todo o território de qual precisam e que no passado pertenceu aos mesmos independentemente de data. Além de ser o mais correto, por ser justo, é também o melhor para a natureza (Vírgula) pois as terras nas mãos dos povos indígenas não será tão exploradas quanto está sendo pelo homem branco por conta das grandes plantações e uso intensivo para pecuária.
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 40 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 360 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |