Muito antes da criação de todas as leis brasileiras, os povos indígenas de diversas culturas já pertenciam ao território brasileiro. Entretanto, na chegada dos forasteiros europeus a força foi tamanha que dizimou grande parte dos originários, estabelecendo suas regras e costumes obrigatoriamente. Ainda hoje, (Sem vírgula) existe uma rixa com relação a essas terras, deixando os indígenas em pequenos marcos temporais segundo as leis criadas posteriormente. Porém, onde se encontra a justiça e os direitos humanos a favor da imparcialidade nesses conflitos? Ela se faz cega, paga para não ver ou ouvir a verdade. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Sempre quando os índios reivindicam o que são deles por direito, empecilhos são criados, como exemplo o argumento de que (Vírgula) segundo a Constituição de 88, esses povos só podem ter algum direito de reivindicar terras, (Sem vírgula) se já habitavam as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) antes do dia 5 de outubro de 1988. Argumento incompetente e incoerente, afinal se contradiz com a lei do artigo 231 da mesma Constituição, a qual reconhece qualquer área tradicionalmente ocupada por eles sem distinção por datas obrigatórias. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, podemos compreender que nos próprios poderes parlamentares e judiciários há uma disputa por interesses, como se os mesmos fossem os que fazem e desfazem as leis, ou seja, eles têm o poder de dizer se as terras dos originários são ou não pertencentes a eles, o que chega a ser irônico. Infelizmente esse detalhe não é levado a sério, a própria população originária dos forasteiros vai a favor dessa desonestidade, não se importando e muito menos questionando tais atitudes depravadas. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, mesmo havendo medidas de proteção a cultura indígena, a data comemorativa do dia do índio e até mesmo diversas contribuições desse povo para o nosso país, a impressão deixada é a de farsas e mentiras (Reestruture). Ao mesmo tempo que o índio é venerado por sua história ele é humilhado no dia a dia. Deve-se aniquilar este sistema corrupto e mentiroso, o qual distorce as verdades agindo de má fé. Temos que trazer ao conhecimento público a real verdade sobre as políticas, legislações e direitos, é possível podermos viver num país justo, fiscalizado devidamente por órgãos como o Ministério Público, o qual atua tanto em áreas dos direitos humanos quanto em questões ambientais. Fundindo estes termos, ampliaremos a visão de mundo da população pois “conhecimento é poder” e será descoberto o sistema político no qual vivemos, mas é necessário o auxílio mutuo e visionário de cada um. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |