A Constituição federal de 1988, lei suprema do Brasil, garante (Vírgula) em seu artigo 231 (Vírgula) o direito à terra para os povos nativos, (Ponto final) Entretanto, recentemente (Vírgula) seu significado vem sendo questionado pela tese do “marco temporal”, critério o qual afirma que a demarcação das terras devem ser realizadas apenas para os povos que já a ocupavam no ano da promulgação da Constituição. Tal critério apresenta problemáticas a serem discutidas ao se analisar as conveniências da proposta a seus apoiadores e a trajetória histórica dos povos nativos brasileiros desde a colonização portuguesa. (Melhore a contextualização)
(Melhore a estratégia coesiva) Convém lembrar que a bancada ruralista, frente parlamentar que atua em defesa dos interesses dos proprietários rurais (Vírgula) é uma das maiores apoiadoras do “marco temporal”, pois tal circunstância pode ser facilmente relacionada ao fato de que as terras dos indígenas são de grande interesse para uso na agropecuária (Explore essa discussão). Cabe ressaltar que tal fato fomenta as preocupações acerca do desmatamento, já que a demarcação de terras indígenas é considerada uma grande estratégia para preservação ambiental, enquanto que com o território na mão dos grandes latifundiários, (Sem vírgula) ela é desmatado para criação de gado e plantio de alimentos. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) No desenho “Moana”, produção dos estúdios da Disney, é abordada a ligação que os povos nativos de uma ilha possuíam com a terra que habitavam. Paralelo a isso, fora da ficção, os indígenas brasileiros também afirmam que possuem uma conexão com a área em que moram, a qual os auxilia a realizar a manutenção da própria cultura, sendo válido citar que, durante a colonização portuguesa no Brasil, em 1500, seus antepassados foram expulsos de seus territórios e usados para mão de obra escrava, tendo sua cultura e família oprimidos pela coroa portuguesa. Os indígenas só conseguiram recuperar algumas terras vários séculos depois e em quantidade pífia em comparação a enorme quantidade de território ocupado antes da chegada dos portugueses. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário que o Supremo Tribunal Federal, Poder Legislativo brasileiro, cumpra com sua função de garantir os direitos constitucionais e recuse propostas que relativizam os artigos da Constituição em detrimento de interesses próprios, garantindo assim os direitos dos povos indígenas e mantendo suas terras por direito, a fim de continuarem a conservar sua cultura em segurança. (Faltou apresentar o meio)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |