Na inauguração do século XV, os indígenas brasileiros se encontraram nos primórdios (Evite esse tipo de construção) de quase 500 anos de exploração, período supostamente findado com os povos recebendo seus direitos reconhecidos através da constituição de 1988. Entretanto, o Estado brasileiro, em um contexto de problemático retrocesso, se vê debatendo a tese de marco temporal — lei que prevê a desocupação de territórios indígenas demarcados após a assinatura da Constituição brasileira. Contudo, a discussão é indubitavelmente irrazoável, afinal, os índios são os principais mantenedores da fauna brasileira e deveriam possuir o direito de preservar as regiões que habitam. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Sobretudo, o esforço indígena acerca da conservação da biodiversidade é uma essencial defesa às ameaças à fauna nacional, que contém alguns dos mais importantes contingentes à poluição global. Consoante aos relatórios compartilhados pela Organização das Nações Unidas (ONU), as áreas com presença de índios possuem uma tendência menor de deterioração do meio, já que os moradores evitam a entrada de madeireiros. Enfim, é de interesse público a estadia dos povos nas regiões habitadas, pois a retirada serve, exclusivamente, de fundação ao lucro privado de ruralistas que buscam apropriar-se de sítios ao plantio. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é desumana a invasão de espaços autóctones, logo que os nativos são os legítimos proprietários da terra, vivendo no continente há cerca de 30 mil anos. Segundo o sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro, o que identifica um povo não é a demarcação territorial, mas sim o conjunto de propriedades culturais resultantes do longo andamento de miscigenação. Haja vista este raciocínio, o índio deve possuir privilégio à sua propriedade como qualquer outro cidadão brasileiro e tal benefício é necessário ser mantido pela Constituição do Brasil, independente de interesses econômicos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, o desrespeito à liberdade de posse dos indígenas é, na totalidade, irracional e deve ser suprimido. Desta forma, o Estado (figura responsável pela manutenção dos direitos do cidadão), especificamente o setor executivo, teria que converter integralmente sua estratégia atual em uma de unificação através da humanização dos povos nativos. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente, junto à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) (Vírgula) deveria formar equipes de antropólogos para demarcar com maior precisão os territórios ocupados, reduzindo situações de pilhagem de terras. Com êxito, haverá finalmente uma situação justa e sustentável no que se refere aos nativos do Brasil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |