Controversias ao marco temporal - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 01/09/2021

Status:

Corrigida
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Desde 1500 (Vírgula) com a chegada dos portugueses ao Brasil, é visível o quanto foi perdido por aqueles que já viviam no território antes da chegada dos colonizadores, perdas que vão a bens naturais, terras, população e cultura (Problemas na construção de sentido). Atualmente (Vírgula) o povo indígena continua a lutar por seus direitos, voltando a levantar o debate sobre o marco temporal, que usa como tese que os indígenas poderam  poderão reivindicar somente as terras ocupadas por eles antes de 1988. Essa decisão divide opiniões (Vírgula) colocando os ruralistas e os povos originários em lados opostos, levando a causas que contribuem para esse cenário, desigualdade e desinteresse governamental. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Sob esse vies, é possivel postular a desigualdade como impulsionador desse problema, visto que, mesmo sendo os primeiros ocupantes do território, o povo indígena sofreu com grandes desigualdades, em diversas áreas sociais, que ainda estão sendo ajustadas. O acordo do marco temporal visa diminuir ainda mais o território ocupado por esse povo, sendo esse espaço deles por direito, já que são originários daquela terra. A aceitação desse marco causaria diversas consequências, como a perda de identidade e cultura cada vez mais pelpovo que vive nessas aldeias. (Reestruture a discussão apresentada) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale também ressaltar o desinteresse governamental e sua relação com o marco temporal, visto que o gooverno  governo do presidente Jair Bolsonaro concorda com a tese apresentada pelo STF (Desenvolva a sigla) sobre o assunto, o desinteresse ocorreria na falta de apoio à história do país, na perda de suas origens e cultura, que ficariam ainda mais restritas para o resto da população do território brasileiro. (Reestruture a discussão apresentada) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, seria imperioso que o governo brasileiro realisasse novamente uma análise de todos os prós e contras a respeito do marco temporal, por intermédio de pesquisas e reuniões, a fim de encontrarem m  a alternativa que seja favoravél para todos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200