Debate sobre o marco temporal - Banco de redações


Debate sobre o marco temporal

Enviada em: 01/09/2021

Status:

Corrigida
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Na obra "Brasil: uma biografia", as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling apontam ao leitor as idiossincrasias na sociedade brasileira. Dentre elas, destaca-se "a difícil e tortuosa construção da cidadania". Embora o país possua uma das legislações mais avançadas do mundo, muito do que nela se prevê não se concretiza. Tal fato é evidenciado no âmbito do debate sobre o marco temporal, tendo em vista que, apesar dos indígenas possuírem um direito constitucional, a omissão do Estado (Vírgula) associada ao silenciamento, faz com que a cidadania não seja gozada por todos de maneira plena. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, em primeira análise, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem - estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto aos indígenas, visto que o governo não está tomando atitudes para beneficiar essa população em relação sobre o marco temporal (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, para que tal bem - estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão do silenciamento. De acordo com o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno do marco temporal, que tem sido silenciado (Melhore a construção dessa ideia). Assim, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.

(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura, (Sem vírgula) promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o marco temporal. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com presença dos professores e convidados especialista no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser aberto à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas ao tema e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200