Na obra "Brasil: uma biografia", as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling apontam ao leitor as idiossincrasias na sociedade brasileira. Dentre elas, destaca-se "a difícil e tortuosa construção da cidadania". Embora o país possua uma das legislações mais avançadas do mundo, muito do que nela se prevê não se concretiza. Tal fato é evidenciado no âmbito do debate sobre o marco temporal, tendo em vista que, apesar dos indígenas possuírem um direito constitucional, a omissão do Estado (Vírgula) associada ao silenciamento, faz com que a cidadania não seja gozada por todos de maneira plena. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, em primeira análise, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem - estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto aos indígenas, visto que o governo não está tomando atitudes para beneficiar essa população em relação sobre o marco temporal (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, para que tal bem - estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão do silenciamento. De acordo com o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno do marco temporal, que tem sido silenciado (Melhore a construção dessa ideia). Assim, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura, (Sem vírgula) promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o marco temporal. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com presença dos professores e convidados especialista no assunto. Além disso, tais eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser aberto à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas ao tema e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |