Gregório de Matos, poeta luso-brasileiro, ficou conhecido como “boca do inferno” por denunciar de maneira ácida os problemas que assolavam o século XVII. Talvez hoje, ao se deparar com a questão do marco temporal, o autor produziria críticas a respeito, uma vez que o entrave precisa ser mitigado no âmbito social. Dessa forma, é válido salientar que essa realidade é fruto da omissão estatal e anulação do legado histórico. (Melhore a contextualização do tema)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse cenário, é lícito postular a passividade governamental no combate ao revés supracitado. Para entender essa lógica, alude-se ao pensamento do contratualista John Locke, o qual, em seu contrato social, afirmou que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. Ao observar, no entanto, a incompatibilidade com o artigo 231 da Constituição federal, uma vez que anulam os direitos sobre suas terras, e contribuindo para a falta de localidade dos indígenas, nota-se um rompimento com no pacto estabelecido pelo filósofo. Logo, o governo atua como perpetuador da oposição dos direitos indígenas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a anulação do legado histórico e sua intrínseca relação com o tema. No século XV, com as grandes navegações e Expansão Marítima, os portugueses chegaram ao Brasil, onde já havia habitantes, com seus costumes, crenças e cultura, conhecidos hoje como povos “indígenas”. No entanto, com o debate sobre o marco temporal, defendendo a reivindicação apenas das terras sob uso dos povos originários em 5 de outubro de 1988, é notório a nulificação de todo o patrimônio cultural, já que esses povos habitam essas terras há muitos séculos antes do “descobrimento” do Brasil. Assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto (Vírgula) a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a FUNAI (Fundação Nacional dos índios) -órgão responsável pelo monitoramento e fiscalização das terras indígenas- por meio de medidas de proteção às terras, (Vírgula) como fiscalização e participação no debate do marco temporal, a fim de garantir os direitos de ocupação das terras dos povos originários e preservação do legado histórico dos indígenas. Espera-se (Vírgula) com tais medidas, que estes povos tenham seus direitos mantidos de acordo com a Constituição federal. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |