O sociólogo Zygmunt Bauman criou o conceito "modernidade líquida", conceito no qual reflete sobre valores humanos, relações sociais e afetivas. No contexto nacional atual, gestantes ainda sofrem com a falta da atenção afetiva e cuidado necessário na hora do parto. Isso ocorre pois existe a falta de informações corretas sobre o assunto e, também, se tem uma carência de representatividade desse grupo nas mídias. (Muito bem. Formulou a tese. Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário salientar que fatores relevantes são combinados na estruturação dessa problemática. Dentre eles, destaca-se a ausência de informações precisas e contundentes, (Ponto final) Vale ressaltar que a ignorância também é uma atitude que se destaca nessa situação, as quais, (Sem vírgula) mães muitas vezes são tratadas com descaso e desrespeito, situação que acontece a há décadas. Desse modo surgiu o conceito do parto humanizado no final dos anos de 1980, visto hoje em dia muitas vezes como uma salvação à violência obstétrica sofrida por mulheres no auge do nascimento de seus filhos. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, ressalta-se que há (Vírgula) no Brasil, uma evidente falta de informações sobre o parto humanizado, aonde muitas mulheres têm uma certa perspectiva errada sobre este assunto, pois o conceito do parto humanizado não é sobre dar à luz em casa ou hospital, na banheira ou fora dela. O termo humanização não se refere à via de parto, mas sim ao tipo de assistência que a mulher recebe, na qual as escolhas da mulher são ouvidas e respeitadas. (Melhore e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como já disse o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele" (Ponto final) Desse forma o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) deve disponibilizar palestras com informações necessárias (Ótimo. Apresentou a ação). Faz-se imprescindível também que a mídia-instrumento de ampla abrangência, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) informe a sociedade de uma forma concreta para possível mudança de mente sobre esse assunto de tamanha importância. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |