Afetividade maternal - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 20/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sociólogo Zygmunt Bauman criou o conceito "modernidade líquida", conceito no qual reflete sobre valores humanos, relações sociais e afetivas. No contexto nacional atual, gestantes ainda sofrem com a falta da atenção afetiva e cuidado necessário na hora do parto. Isso ocorre pois existe a falta de informações corretas sobre o assunto e, também, se tem uma carência de representatividade desse grupo nas mídias. (Muito bem. Formulou a tese. Explore mais as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário salientar que fatores relevantes são combinados na estruturação dessa problemática. Dentre eles, destaca-se a ausência de informações precisas e contundentes, (Ponto final) Vale ressaltar que a ignorância também é uma atitude que se destaca nessa situação, as quais, (Sem vírgula) mães muitas vezes são tratadas com descaso e desrespeito, situação que acontece a há décadas. Desse modo surgiu o conceito do parto humanizado no final dos anos de 1980, visto hoje em dia muitas vezes como uma salvação à violência obstétrica sofrida por mulheres no auge do nascimento de seus filhos. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, ressalta-se que há (Vírgula) no Brasil, uma evidente falta de informações sobre o parto humanizado, aonde muitas mulheres têm uma certa perspectiva errada sobre este assunto, pois o conceito do parto humanizado não é sobre dar à luz em casa ou hospital, na banheira ou fora dela. O termo humanização não se refere à via de parto, mas sim ao tipo de assistência que a mulher recebe, na qual as escolhas da mulher são ouvidas e respeitadas. (Melhore e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como já disse o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele" (Ponto final) Desse forma o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) deve disponibilizar palestras com informações necessárias (Ótimo. Apresentou a ação). Faz-se imprescindível também que a mídia-instrumento de ampla abrangência, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) informe a sociedade de uma forma concreta para possível mudança de mente sobre esse assunto de tamanha importância. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200