A sequência de documentários “O renascimento do parto” relata uma série de empecílios que as famílias, principalmente a mulher e o bebê, encontram para terem acesso ao melhor parto possível no sistema de saúde do Brasil. Os documentários evidenciam como o excesso de intervenções médicas no parto, desde a cesariana agendada sem reais indicações até as intervenções no bebê logo após o nascimento, afetam de maneira negativa a saúde deste e da mulher, além de submeter ambos a riscos desnecessários. Neste cenário, o movimento de humanização do parto, com mulher e bebê sendo protagonistas e respeitados, é uma questão de saúde pública de suma importância, porém existindo uma lacuna colossal para sua efetiva e segura concretização (Vírgula) principalmente no que diz respeito à qualidade dos serviços de saúde e conhecimento da população. (Delimite as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é imperioso ressaltar como a taxa de cesarianas no Brasil ultrapassa 50% dos partos, sendo inclusive maior nos hospitais privados em relação aos públicos (Apresente a fonte da informação). Vários são os motivos que circundam tal cenário, como conveniência de agenda e remuneração dos médicos e hospitais, falta de informação de qualidade dos exames de pré-natal para uma correta avaliação de riscos por parte da equipe de obstetrícia, qualidade dos serviços de atendimento à mulher em trabalho de parto, entre muitos outros, inclusive relacionados ao treinamento e experiência da própria equipe de parto que é direcionado a intervenções. Essa realidade evidencia a negligência por parte do governo e precisa ser gradualmente melhorada com infraestrutura, treinamento e conscientização. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante avaliar que para a mulher e o bebê serem protagonistas (Vírgula) conforme é defendido pelo movimento do parto humanizado, é primordial que a educação para a família seja adequada, desde cuidados durante a gestação, importância de cada exame do pré-natal, às opções de intervenções que a mulher pode ter durante o parto e intervenções que são necessárias de acordo com diferentes quadros da mãe e do bebê, intervenções que a mulher pode negar de ser submetida e direitos que esta têm (Melhore a apresentação dessa discussão). Por exemplo, a lei federal que garante a mulher direito a acompanhante no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato ainda é negada e muitas vezes sem denúncia devido à ignorância a respeito disso. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que assegurar o direito da família ao parto humanizado é um grande desafio no Brasil. Sendo assim, é imperioso que o Ministério da Saúde, órgão público responsável pelo sistema e serviços de saúde, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) invista em infraestrutura e profissionais de obstetrícia para pré-natal e parto, para garantir acesso a gestantes de diferentes classes (Muito bem. Apresentou a ação). Além disso, o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, devem promover treinamentos mais assertivos aos profissionais de saúde, com maior ênfase ao parto natural, incluir na grade de biologia da educação básica mais conteúdos relacionados gestação, pré-natal e parto, divulgar cartilhas com informações relevantes nos centros de saúde e fornecer conteúdo de qualidade e atualizado nos meios digitais. Quiçá, assim, o melhor parto e melhor nascimento possível será acessível para brasileiras e brasileiros. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |