A conquistar do respeito ao ser mãe - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 20/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Parto Humanizado: Uma questão de saúde pública (Há um espaço destinado ao título)

A saúde pública está em constante evolução. No Brasil (Vírgula) pode-se contar com o Sistema Único de Saúde (SUS), pois ele vem se aprimorando a cada ano, revendo prioridades (Vírgula) como por exemplo; (Sem ponto e vírgula) o parto humanizado (Ponto final) Este foi implantado em meados de 2000. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Deve-se destacar, de início, que havia uma alta taxa de crescimento nos partos de Cesária cesareanos e muitas intervenções, trazendo riscos para estas pacientes. O fato é que o período de gestação até o nascimento do bebê é muito especial e motivo de preocupações, principalmente se tratando de mães adolescentes e despreparadas. Para muitas é considerado períodos de medo e insegurança, com isto viu-se a necessidade de ouvi-las. Hoje se tornou um direito da paciente de escolher uma pessoa para acompanhá-la no hospital, antes, durante e após o parto. Isto só foi possível após otimizar a humanização que foi recebida com ótima aceitação. A partir daí as gestantes passaram a contar com alguns direitos como, (Sem vírgula) alojamento conjunto (mãe e bebê ficam juntos após o nascimento), elas passaram a ter autonomia de escolher o tipo de parto que deseja, podendo escolher ser medicada ou não para a dor , ou podem escolher outros meios com exercícios, hipnose, massagem entre outros, e também uso de banheiras ou qualquer outo meio que for viável. (Reelabore as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) No entanto, é bom lembrar que são pouco os hospitais que oferecem este tipo de serviço, mas entre estes poucos está o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) (Melhore o encadeamento textual) é um hospital de média complexidade que fica no Ceará ele investe no atendimento humanizado assim como conta o Dr. Francisco Nogueira que é Obstetra e coordenador do hospital. Segundo o comitê, o parto humanizado deve ser realizado no hospital local adequado para a mãe e o bebê, isto devido às complicações que podem ocorrer como acontece com cerca de 10 % dos casos, podendo ser sangramento, aumento da pressão arterial da mãe, sofrimento fetal ou até mesmo prolapso do cordão umbilical, caso ocorra algum desses problemas, é preciso de um atendimento imediato como descreve a Dra. Dani Werka. (Reelabore as discussões apresentadas. Melhore a progressão de ideias)

(Melhore a estratégia coesiva) Com tudo, segundo a Organização Mundial de Saúde a (OMS), (Sem vírgula) afirma que o Brasil é o país que mais realiza cesária (Vírgula) ultrapassando o número considerado aceitável, mas em contrapartida o número de casas que oferece este serviço de parto humanizado é apenas 18 casas em todo o território Nacional. O que realmente fica claro é a falto de interesse da política pública brasileira (Vírgula) mostrando o quanto é desprezada a autonomia da mulher. (Reestruture as discussões)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200