9.1 – Parto humanizado: Uma questão de Saúde Pública? - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 20/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o artigo 196 da Constituição Federal Brasileira (CF), de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Entretanto, o que se observa, atualmente, é o desrespeito a tal preceito do documento, uma vez que a violência obstétrica cometida nos partos é uma questão de saúde pública que assola a vida de milhares de mulheres grávidas no país. Nesse sentido, a desumanização na medicina, somada à estrutura histórica patriarcalista são fatores que dificultam a ascensão do parto humanizado no país. (Excelente. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe ressaltar que, apesar de importante, o avanço científico desencadeou o processo de desumanização na medicina. Consoante à jornalista Daniela Arbex, em sua obra “Holocausto Brasileiro”, mesmo com os avanços científicos, 60 mil pacientes foram mortos no Manicômio de Barbacena, em 1960, devido aos atos desumanos de médicos e profissionais da saúde. Indubitavelmente, a violência obstétrica sofrida por muitas mulheres grávidas, colocando em risco suas vidas e as de seus bebês, devido a intervenções cirúrgicas desnecessárias, como por exemplo, (Sem vírgula) as cesareanas (Vírgula) desconsidera a condição humana do indivíduo. Dessa forma, é inaceitável a permanência de tal violência, devido à atual desumanização da medicina, uma vez que se tem como alternativa o parto humanizado. (Melhore a progressão de ideias. Boas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a estrutura histórica pautada em uma visão patriarcalista reforça o desrespeito à autonomia da mulher sobre o seu próprio corpo no momento do parto. Segundo a feminista Ângela Davis, o lema “Meu corpo, minhas regras”, (Sem vírgula) tem ganhado cada vez mais força na sociedade contemporânea, promovendo, inclusive, a luta pelo parto humanizado, mas, ainda assim, enfrenta grandes resistências diante de uma sociedade atravessada por processos históricos complexos como o machismo. Incontestavelmente, a escolha feminina sobre a decisão de ter um parto humanizado é, majoritariamente, desconsiderada e o que prevalece é a narrativa que protagoniza o médico como o especialista que conduzirá o parto. Desse modo, é inadmissível que, em pleno século XXI, o corpo feminino ainda seja um objeto de tomada de decisões masculinas que, muitas vezes, violam a sua saúde da própria mulher. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Diante do exposto, fica evidente que o parto humanizado é uma questão de saúde pública e é preciso medidas informativas para garantir seu sucesso. Cabe, portanto, ao Conselho Federal de Medicina, (Sem vírgula) se responsabilizar pela disseminação de informações acerca da importância do parto humanizado (Muito bem. Apresentou o agente). Isso pode ser feito por meio da elaboração de campanhas nas mídias sociais que informem sobre a existência da violência obstétrica e a importância do empoderamento feminino, a fim de promover proteção e saúde às mulheres grávidas que desejem ter seus filhos de maneira natural (Muito bem. Apresentou o meio). Tal medida contará com a ajuda de profissionais da área da saúde influentes no meio digital, como o Dr. Dráuzio Varela, além de feministas que optaram pelo parto humanizado. Desta maneira, espera-se garantir o direito à saúde em sua integralidade a todos os cidadãos brasileiros, conforme assegurado na CF, de 1988. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200