No documentário “Renascimento do Parto” (Vírgula) uma produção nacional de 2013 (Vírgula) é retratado o aumento de cesáreas e as condições de partos no Brasil e no mundo. A narrativa revela o afastamento das mulheres de conceder dar à luz de uma forma natural e humanizada. Fora das telas, é fato que a realidade apresentada está mais próxima o possível (Melhore a construção dessa ideia), assim, é necessário discutir sobre os benefícios da humanização e o motivo do aumento de partos agressivos (Vírgula) principalmente a mãe. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar os pontos positivos da tese. Segundo fontes exibidas em “Renascimento do Parto”, o nascimento natural vai entrelaçar fortemente os laços afetivos, reduzir os riscos de infecção e depressão pós-parto, vai manter o recém-nascido calmo e diminuir os níveis de estresse. Desse modo, “para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer”, de acordo com Michel Odent. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, milhares de países, principalmente o Brasil, sofreram um índice elevado de cesáreas. O aumento deve-se a fatores socioculturais, por exemplo, tempo e recursos financeiros para a equipe médica (Vírgula) e até mesmo a carência de atendimento e conhecimento adequado ao parto normal. Logo, em países de minorias a cesariana é culturalmente a forma de dar à luz naturalmente. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse âmbito (Vírgula) é viável a aplicação de medidas pela sociedade e o governo federal para amenizar a situação. Para priorizar e investir, urge ao Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) aumentar as verbas por meio de programas que visam a área pré-natal, objetivando o adequado serviço ao parto humanizado, (Ponto final) Já a sociedade deve-se deve disseminar a volta aos meios originais e naturais. Somente assim, será possível renascer hábitos devidamente humanos.
Comentários do corretor
Melhore a progressão de ideias. Além disso, evite uma abordagem limitada do tema proposto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |