No parto humanizado, a mãe tem total controle sobre como será realizado, em um processo mais humano e acolhedor tanto para ela quanto para o bebê, seja ele normal ou cesárea. É de extrema importância, pois muitas mulheres passam por violência obstétrica, mesmo que não percebam. (Melhore a progressão de ideias. Cuidado com as "lacunas") No entanto, há despreparo na parte médica e hospitalar. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A violência obstétrica acontece quando a mulher sofre algum tipo de violência física ou psicológica durante o trabalho de parto, como uso excessivo de oxitocina, omissão de informação, realização de episotomia e negação ao pedido de ter contato com o filho. Com isso, muitas gestantes enfrentam um transtorno pós-parto que a influenciará pelo resto da vida ou as leva a dar preferência à cesárea por ser considerado como rápido e com menos dor. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, muitos médicos não têm tal preparo, pois são ensinados apenas a realizar o procedimento da melhor forma, salvando a mãe e o filho, sem pensar nela como humana (Melhore a construção dessa ideia). Há ainda a falta de equipamentos necessários e um ambiente adequado nos hospitais, que possibilite a realização. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, para tornar possível o parto humanizado a todas as futuras mães, é necessário treinar os profissionais com o objetivo de entender a sua importância e a forma como agir (Vírgula) e também criar políticas públicas voltadas para o a adequação das salas de parto nos hospitais e a criação de novas pelo país.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas com mais produtividade ao longo do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |