A humanização do nascimento e suas consequências - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 20/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a era da informatividade, a medicina e a tecnologia se aproximaram, o que condicionou a utilização de novas técnicas para o tratamento e promoção da saúde. Diante disso, no Brasil contemporâneo, convém citar o parto humanizado, (Sem vírgula) como uma questão de saúde pública, pois a sua frequência está gradativamente maior. No entanto, há entraves que impossibilitam a sua adesão, tais como, a falta de informação e a carência de investimentos na saúde da mulher. (Muito bem. Formulou a tese)

(Reveja o conectivo mais adequado) Diante do exposto, a falta de informação colabora para a não aceitação desse tipo de parto, uma vez que as mulheres desconhecem a prática e optam por seguir os métodos tradicionais. Consoante a isso, ressalta-se a evolução da medicina no que tange ao tratamento a enfermidades, visto que a descoberta da penicilina ampliou as possibilidades de cura. Sendo assim, nota-se que apesar do progresso da ciência, a ausência de informação persiste na sociedade, o que leva à falta de adesão ao parto humanizado. Dessa forma, o conhecimento e o acesso à educação são fundamentais para a promoção da saúde, pois estimula às futuras mães a buscarem formas menos invasivas no momento de dar à luz. Assim, percebe-se que a humanização do nascimento é um aliado para a manutenção da autonomia da paciente, o que confere maior respeito à parturiente. (Delimite as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência de investimentos na saúde da mulher também interfere na realização do parto humanizado, já que, (Sem vírgula) a ocorrência de locais específicos para essa prática, no SUS, é limitada. Paralelamente a isso, destaca-se a figura dos boticários e curandeiros, que na era colonial, devido à inexistência de hospitais e centros de saúde, eram os responsáveis por todos os tratamentos e diagnósticos. Nesse contexto, a medicina progrediu e adotou novos modelos terapêuticos, porém ainda se observa um descompasso, pois enquanto novos conhecimentos médicos surgem, o acesso a eles ainda é restrito (Reestruture essa discussão). Diante disso, cabe ressaltar que a negligência governamental contribui para esse cenário, visto que não ocorrem investimentos maciços para a maternidade. Logo, isso contribui para a perpetuação de partos hospitalares, que necessitam de intervenções médicas. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dessa realidade, é necessário aplicar medidas para mitigar esses entraves. Para tanto, o governo federal em parceria com o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) devem realizar investimentos em programas de assistência à mulher (Muito bem. Apresentou a ação), por meio do aperfeiçoamento de profissionais (Muito bem. Apresentou o meio), que devem ser capacitados continuamente, e também a ampliação das casas de parto, que devem estar inseridas no SUS. Além disso, médicos e especialistas em saúde precisam promover palestras e mesas-redondas, direcionadas ao público gestante, a fim de instruir e orientar as futuras mães sobre os benefícios do parto humanizado, e como este mantém a autonomia da mulher. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a finalidade)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200