“Com Dor Darás à Luz: Retrato da Violência” (Vírgula) de Thais S. B. Macedo (Vírgula) demonstra que o tipo mais comum de violência contra mulher, e o mais ignorado, é a obstetrícia. Muitas vezes as gestantes não têm o direito de decidir como seu filho vem ao mundo, partos cesáreos são logo indicados, mas nem sempre as mulheres podem escolher por ele. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Por que tantos médicos desrespeitam suas pacientes? O parto é um momento lindo, único e íntimo, e precisa de todos os cuidados necessários para que não haja complicações futuras para a mãe e seu bebê (Evite esse tipo de construção. Reformule). Ocasionam-se muitas vantagens ao optar pela humanização do parto: o bebê nasce mais calmo, é criado um laço afetivo maior entre mãe e filho, tem menos risco de depressão pós-parto e existe menos risco de infecção para o bebê, já que logo depois do nascimento ocorre a primeira mamada, em que ele ingere o colosto. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) O projeto de lei que tramita em âmbito nacional (PLS 3.947/2019), (Sem vírgula) garante a escolha entre parto normal ou cesárea no SUS (Sem vírgula), pela gestante, mas não garante que o médico responsável respeite todas as decisões da paciente. Portanto, o parto humanizado é uma questão de saúde pública (Vírgula) pois todas as mulheres merecem respeito, cuidado com a vida do bebê e sua própria vida, merecem respeito como qualquer outro paciente. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Sendo assim, pode-se concluir que a falta de autonomia da mulher sobre seu próprio parto é evidente e urge por uma solução. Portanto, é responsabilidade do Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) em parceria com o Ministério da Mulher,(Sem vírgula) proporem um projeto de lei em que se visa a importância da autonomia da mulher diante de suas decisões sobre o parto. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |