Ter um filho com certeza é uma das melhores coisas da vida, um momento único vivenciado por um casal que se prepara mentalmente, materialmente e fisicamente para receber aquele ser novo que está por vir (Ponto final) Porém (Vírgula) antes de tudo (Vírgula) é preciso passar por um procedimento imensamente delicado, o parto. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil muitas mulheres perderam suas vidas no período de gestação, parto ou pós-parto (Vírgula) fora os momentos em que o bebê também perdeu a vida, nessas condições vemos a necessidade de fazer um procedimento bem feito (Reelabore essa ideia), pois só assim é possível garantir a saúde da mãe e do filho, por isso também é bom considerar as escolhas da paciente para que a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) se sinta bem ao realizar o parto, que sem dúvidas é o momento mais delicado na vida de uma mulher. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que no Brasil se faz o parto principalmente por cesárea, (Ponto final) O número de cesáreas no Brasil é quase o dobro comparado ao de países desenvolvidos (Apresente dados) um dado chocante considerando que para OMS (Desenvolva a sigla) a cesárea é um procedimento emergencial (Vírgula) mas como pode um processo considerado emergencial ser feito com tanta frequência? Como pode um momento tão lindo se tornar um momento tão trágico? (Evite esse tipo de construção) Por ser um procedimento delicado, com certeza deve ser feito de maneira delicada, afinal sabemos que diante de um cenário tão tecnológico existem recursos suficientes para evitar essas mortes. (Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) O parto deveria ser um processo levado muito mais a sério,de maneira que a paciente se sinta bem, com profissionais amplamente qualificados e com um local acolhedor de forma que a paciente se sinta acolhida e respeitada por todos, (Ponto final) nessas horas a saúde pública e educação de qualidade faz enorme diferença, com cursos preparatórios de qualidade se formam profissionais de qualidade preparados para lidar com momentos como esse da melhor forma (Reveja coesão) e isso aliado a um hospital limpo, bem cuidado, organizado e com um bom atendimento ajudaria muito as mulheres (Vírgula) pois confiariam em quem está por lá e pessoas não teriam medo de ser mães, afinal ser mãe é um momento muito sagrado e por isso deveria ser levado como um momento sagrado (Evite esse tipo de construção). (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |