A Constituição federal do Brasil de 1988 prevê o direito social à saúde como imanente aos cidadãos brasileiros. Contudo, nota-se que não há o pleno exercício da Lei. Isto é, muitas mulheres ao darem à luz têm sua saúde física e emocional destruídas devido à falta de humanização no parto, o que dificulta, desse modo, a universalização desse direito tão importante. Nesse sentido, esse problema ocorre devido à falta de qualificação dos profissionais de saúde e à inação do Estado (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Ótima contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, o despreparo dos profissionais de saúde mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. Segundo o Juramento de Hipócrates, realizado pelo acadêmico (Especifique-o, pois ficou muito generalizado aqui) em sua formatura, o profissional deve aplicar seu poder e entendimento para o bem, nunca para causar dano a alguém. Nesse sentido, esse juramento é quebrado ao não darem à mulher o direito de escolher como parir e fazerem intervenções sem o consentimento dela. Com isso, um momento tão aguardado pelas mães, acaba se tornando um pesadelo devido aos procedimentos invasivos realizados, por exemplo, a episiotomia — também conhecida como “pique”— e induções do trabalho de parto, por não esperarem que ocorra de maneira mais natural e lenta. Logo, é substancial a mudança dessa situação. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a ineficiência das esferas públicas é também um empecilho à solução da questão. Conforme o filósofo John Locke, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Por essa perspectiva, o governo não cumpre com seu dever ao observar o descaso com a integridade das parturientes, ou seja, a mulher não sabe dos seus direitos, não tem acesso à informação sobre parto humanizado e por esse motivo sofre prejuízos morais e físicos (Melhore a apresentação dessa ideia). Os médicos e demais técnicos tratam a paciente com desrespeito (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture) e, (Sem vírgula) os governantes não tomam providências para reverter essa situação. Assim, é inconcebível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Indubitavelmente, torna-se necessário tomar medidas para amenizar esse impasse. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) capacite os obstetras e demais técnicos que trabalhem no setor de maternidade hospitalar (Muito bem. Apresentou a ação), por meio da criação de cursos de especialização em parto humanizado (Muito bem. Apresentou o meio). Os cursos podem ser realizados nos hospitais ou em plataformas on-line e, (Sem vírgula) os profissionais devem ser instruídos a informar as gestantes as diversas formas de parir e deixar que elas escolham o melhor método. Tais ações possuem a finalidade de diminuir as intervenções médicas desnecessárias na hora do parto e garantir a saúde da mãe (Muito bem. Apresentou a finalidade). Ademais, deve ser realizada campanhas nas mídias sobre o direito da mulher em escolher a forma que pretende dar à luz. A partir disso, será possível minimizar esse percalço no Brasil.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |