O direito à vida abarca também as formas assistivas que auxiliem a mulher no momento de dar à luz. Nesse aspecto, muito tem se discutido sobre a utilização do parto humanizado nesse processo, especialmente se o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) deve ser inserido na pauta da saúde pública como um serviço atrelado às políticas neonatais de proteção à mulher e ao bebê. Sob este viés (Vírgula) acretita-se que seu uso seria benéfico. No entanto, sua adoção enfrenta resistências associadas a fatores culturais de um costume já instalado, bem como ao desconhecimento das questões envolvidas na sua prática. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, quando se analisa as técnicas empregadas no parto, verifica-se que o método da cesariana vem sendo um mecanismo culturalmente aceito, pois por ser defendido por parte significativa da classe médica acaba sendo difundido como a opção mais viável para parturiente e para o nascituro. Desse modo, valendo desse respaldo sua prática alcança escalas exponenciais sendo amplamente adotada em mais da metade dos casos (Vírgula) como abordado pelos textos motivadores (Evite esse tipo de construção. Reestruture). Nesse contexto, o parto ocorrido por via mais natural acaba sofrendo resistências (Vírgula) sendo estigmatizado como um método precário que pode comprometer a saúde da mulher e do bebê, (Sem vírgula) devido à suposta ideia de que o mesmo carece de um aparato médico científico que subsidie seu uso. (Reestruture e desenvolva as discussões com mais produtividade e clareza)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, observar-se que a falta de conhecimento sobre as particularidades do parto humanizado pode dificultar a sua maior inserção na saúde pública como um instrumento de suporte a parturiente. Nesse parâmetro, a pesquisa realizada, em 2017, com 200 gestantes no hospital universitário da Universidade federal de Sergipe (Vírgula) mostrou que somente 30.5% das entrevistadas tinham algum conhecimento sobre parto humanizado, 58% relataram possuir medo das dores vivenciadas no parto normal e 63, 5% declararam não ter recebido nenhuma informação sobre os tipos de parto. Portanto, essa desinformação além de induzir a ocorrência de cesariana também entrava a adoção do parto humanizado como uma outra opção. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se necessário ações que possam mudar essa realidade na saúde pública brasileira. Para tanto, o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) por meio do Ministério da saúde deve intensificar a adoção do parto humanizado no sistema público de saúde (Muito bem. Apresentou a ação), com o objetivo de oferecer para as parturientes mais uma opção de parto para que elas tenham autonomia em escolher o tipo mais adequado a sua gestação (Muito bem. Apresentou a finalidade). Simultaneamente, esse mesmo ministério deve realizar campanhas macivas massivas para informar as gestantes sobre o significado, as características e as benesses do parto humanizado, bem como os casos que o mesmo é indicado e em quais condições deve ser realizado, além de estimular a sua prática no meio médico como forma de combater tanto o preconceito quanto a sua adoção.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e apresentadas com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Melhore a apresentação das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |