Alternativa para uma melhor saúde no parto - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 11/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É evidente que o termo parto humanizado, (Sem vírgula) não se refere à via de parto, se é cesárea ou vaginal, se é na casa ou no hospital. Consiste ao tipo de assistência que a mulher recebe. Onde as decisões são compartilhadas e as escolhas da mulher são ouvidas e respeitadas (Excelente recorte do tema). Em um vídeo-documentário videodocumentário "Parto Humanizado", produzido por Isabela Nicastro, mostra as vantagens e a importância do parto humanizado e defende o novo modelo como alternativa para a redução da mortalidade neonatal. Embora exista vantagens do parto humanizado, existem as desvantagens e os desafios que o mesmo  (Use quando houver ideia de igualdade) enfrenta. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, os riscos que o parto humanizado expõe, (Sem vírgula) são o de que: ele pode ser optado por ser feito em ambiente não hospitalar, o que pode dificultar alguns procedimentos ocorrendo complicações, além das dores do trabalho de parto já que é um longo processo sem intervenção médica e as restrições, como não recomendado parto humanizado para gravidez na adolescência e gravidez de gêmeos (Apresente essa ideia com mais clareza). Ressalta-se, ademais, as vantagens que o parto humanizado oferece, como a redução do estresse; recém nascido mais calmo; recuperação mais rápida; redução do risco de depressão pós-parto; laços afetivos mais forte e etc. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, o parto humanizado varia de um valor 4 a 10 mil, sendo um obstáculo pra  para uma parcela de cidadãos brasileiros de baixa renda, porém foi aprovado pelo SUS (Desenvolva a sigla) o projeto de lei que acolhe o parto humanizado e que possa chegar às maternidades e casas de parto, administrada pelo Sistema Único de Saúde. Consequentemente, um dos maiores desafios do parto humanizado é a liderança mundial do Brasil em cesáreas, sendo que 55% dos partos são cirúrgicos. A cesariana sem indicação médica ocasiona riscos desnecessários ao bebê e à mãe, já que em cada 10 mil partos normais duas mulheres morrem (Vírgula) e em cada 10 mil partos cesarianos sete mulheres morrem. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para que esse cenário não continue a perdurar. Logo, é imprescindível que o governo (Muito bem. Apresentou o agente) crie campanhas e debates na sociedade (Muito bem. Apresentou a ação), para conscientizar e informar sobre as decisões tomadas por cesárea. 70% das mulheres decidem no início da gestação parto normal, porém ao longo da gestação elas são desencorajadas pelo medo. Afim, essas campanhas e debates irão encorajá-las e informá-las. É necessário também que o governo através de investimentos governamentais implante novas casas de partos, pois o número de casas de partos em funcionamento no território brasileiro é deficiente. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


O seu texto apresenta problemas de coesão e coerência. Reestruture as ideias apresentadas. Evite um recorte limitado do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200