O Código de Ética Médica, em seu capítulo V, expõe ser vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente ou representante legal na escolha de práticas diagnósticas, ou terapêuticas, a não ser em casos de risco de morte eminente. Acerca do nascimento de um novo indivíduo, é indispensável que seja de maneira afável e humanizada, visando respeitar e cumprir com esse direito ao longo de todo o processo, mas principalmente no trabalho de parto. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Quando se trata de saúde, é natural que haja a confiança nos profissionais, para que os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) ofereçam a melhor solução. Porém, cada indivíduo possui suas particularidades, e se tratando do ato de conceber um filho, é compreensível que existam medos, dúvidas e ignorâncias (Reelabore essa discussão). Sendo assim, é responsabilidade do médico expor as possibilidades de tratamentos disponíveis, assim como esclarecê-los, proporcionando uma escolha mais consciente. (Reformule a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ainda convém lembrar que, (Sem vírgula) não se trata apenas de ética, e sim de uma relação profissional primeiramente entre o Ministério da Saúde e seus funcionários, e em seguida, (Sem vírgula) entre paciente e equipe hospitalar, sendo necessária a empatia, a confiança e o respeito. Dessa forma, o ambiente adequado, com equipamentos de qualidade e recursos básicos que supram o essencial, influencia diretamente no cumprimento de um bom trabalho. (Reestruture e explore as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para ser ofertado um acompanhamento, e principalmente um parto, (Sem vírgula) mais humano, o qual respeite além do corpo, as preferências de cada mulher, deve haver um constante monitoramento, por parte das pacientes e/ou seus acompanhantes ao longo do tratamento, do cumprimento do direito de autonomia de escolha, garantido no Código de Ética Médica. Assim como, é de responsabilidade do Ministério da Saúde garantir aos seus funcionários os meios, como: equipamentos de qualidade, remuneração apropriada, e infraestrutura que possibilitem a execução de um trabalho adequado.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Cuidado com uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |