Parto humanizado - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 10/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega. (Ideias fragmentadas) Uma vez que o impasse no parto humanizado apresenta barreiras, as quais dificultam o concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do silenciamento social quanto da lacuna educacional (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim  a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar (Vírgula) é válido ressaltar que a maioria das mulheres não tem condições de arcar financeiramente com o parto humanizado seguro, além de não ter o conhecimento específico sobre seu benefício para a saúde da criança. Somando a isso (Vírgula) o documentário "O renascimento do parto", (Sem vírgula) relata experiência de mães que foram vítimas de violência obstretica obstétrica. Em depoimento (Vírgula) a bióloga Carol Lobo, (Sem vírgula) diz que buscou saber mais sobre o parto humanizado após complicações no parto cesariana de sua primeira filha. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante (Vírgula) sobre a busca por conhecer mais do parto humanizado, é a mídia social através de influenciadoras digital digitais, que têm destacado nos últimos anos um papel crucial sobre o parto humanizado ao compartilhar com seus seguidores o nascimento de seus filhos, por exemplo, a modelo Andressa Suíta e a médica Romana novais (Melhore a construção dessa ideia). Entretanto, a carência na saúde pública impossibilita a oportunidade para mães que pretendem ter um parto humanizado público. Nesse sentido (Vírgula) convém analisar as principais consequências do entrave na sociedade. Conforme dito pelo político Franklind. Roosevelt: "Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro". Analisando o pensamento e relacionando a realidade no Brasil percebe-se um olhar mais atento para a população, e considerando que é fundamental torná-la mais igualitária e humanizada. (Reestruture a discussão. Melhore a progressão de ideias)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual, (Ponto final) Urge, portanto, que o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) invista na divulgação a cerca  acerca do parto humanizado (Muito bem. Apresentou a ação). Essa ação deve ocorrer através de palestras em instituições públicas e privadas (Muito bem. Apresentou o meio), visando levar conhecimento à comunidade sobre como ter um parto humanizado seguro. Ademais, um projeto de lei deve ser feito e entregue à Câmara dos Deputados, nele deve conter assistência pelo SUS ( SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Sistema Único de Saúde ), (Sem vírgula) para mães, durante o pré-natal ​​​​​​​(Vírgula) assim como direito ao parto humanizado. Dessa maneira espera-se que o impasse vivido por Carol Lobo fique apenas em telas.

Comentários do corretor


Melhore a progressão de ideias. Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200