O parto humanizado pode ser definido como uma técnica especializada na atenção e no cuidado da mãe e do feto no momento do parto. Isso significa que, independentemente do método utilizado (cesárea ou normal), o mais importante é pensar no bem-estar da mulher e do bebê. Assim, por estar relacionado a uma questão de saúde pública, o assunto tem sido amplamente debatido nos últimos anos. (Faltou formular a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário discorrer acerca do parto humanizado. Nesse sentido, a expressão denota a completa autonomia da mulher para escolher como será o nascimento de seu filho. Também não há pressão para acelerar o momento do parto e todas as escolhas da grávida são respeitadas, o que reduz o nível de estresse e ansiedade da mulher. Além disso, estimula-se o contato entre a mãe e o bebê logo após o nascimento, criando, assim, um forte laço afetivo. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, deve-se atentar para o fato de que o parto humanizado é uma questão de saúde pública, tendo em vista os danos que podem ser causados pelos métodos tradicionais. Neles, retira -se a autonomia da mulher em um dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ademais, são procedimentos invasivos e muitas vezes até violento (Explore mais essa discussão). Por óbvio, nos partos tradicionais, o bebê e a mãe sentem mais dor e mais desconforto, podendo, assim (Vírgula) desencadear um quadro de depressão pós-parto.
(Boa estratégia coesiva) A partir das observações feitas, entende-se, então, a importância do parto humanizado na saúde da grávida e do feto, sendo, portanto, uma questão de relevante interesse do Estado. Dessa forma, por haver apenas 18 casas de parto normal públicas no país, o governo (Muito bem. Apresentou o agente) precisa investir em mais infraestrutura e na contratação de mais profissionais especializados no parto humanizado (Muito bem. Apresentou a ação), de modo a melhor atender os usuários desse serviço. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |