Um dos momentos mais emocionantes para muitas mulheres pode ser o momento em que deram à luz; (Ponto final) Foi-se os tempos em que isso era feito de maneiras muito dolorosas e até fatais às grávidas, mas o uso excessivo de intervenções médicas cria-se um novo problema. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Os partos, no Brasil, são deveras invasivos; (Ponto final) Para se ter uma ideia, a OMS (Desenvolva a sigla) diz que (Vírgula) do total de partos realizados em uma região, o aceitável de cesarianas seria em torno de 15%, no entanto nosso país faz quatro vezes mais, além de termos apenas 18 centros de parto normal, o que nos obriga a, infelizmente, termos que recorrer a procedimentos invasivos (Melhore a progressão de ideias). Ou seja, graças ao descaso público como este assunto, o parto humanizado é desincentivado e que diretamente aumenta o risco de infecções e doenças, tanto para as grávidas, quanto para os bebês. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Certamente (Vírgula) em algumas cesarianas, profissionais podem esquecer que a mulher é um ser humano que sofre dores, assim como o bebê, e tratá-los apenas como coisas a serem ajudadas; (Vírgula) inclusive no filme “Patch Adams”, (Sem vírgula) nos mostra muito lucidamente essa crítica; (Ponto final) Patch, um médico, acredita que os enfermos deviam ter um tratamento que vos dê alegria e dignidade, um conceito próxima ao do parto humanizado. Deste modo, é visível que o a saúde física e mental da mulher, além da própria integridade, corre riscos com abundantes incentivos a procedimentos invasivos. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é viável que o governo (Muito bem. Apresentou o agente) invista e incentive esse tipo de parto (Muito bem. Apresentou a ação), como a construção de mais centros especializados em partos naturais e campanhas televisivas, para que as futuras mães tenham noção de qual será a melhor forma de recepcionar seus filhos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |