[Sem título] - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 10/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu na década de 1970, a partir de um movimento que visava defender a saúde para todos. Sendo assim, tem-se o parto humanizado como parte dessa temática, por conta dos impactos na vida da população e por tratar da autonomia da mulher. (Explore mais as discussões iniciais. Contextualize o tema com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Antes de tudo, destaca-se que um parto humanizado traz maiores benefícios (Explore mais essa ideia) em termos de saúde e bem-estar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pública é definida como o conjunto de medidas executadas pelo Estado em prol da população. Dessa forma, conclui-se que a humanização do parto é componente da problemática da saúde pública. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso enfoque na liberdade da mulher nessa questão. Para comprovar o fato, destaca-se o pensamento do médico francês, Michael Odent, que destaca a necessidade do protagonismo feminino para a realização de um parto humanizado. Assim, fica clara a importância da autonomia da mulher nessa temática. (Argumento não foi explorado. Ideia vaga)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso evidenciar o tema em debate. Para isso, cabe ao Estado, responsável pela saúde pública como pontuado pela OMS, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) implementar medidas que garantam o respeito a vontade da mulher durante o parto (Muito bem. Apresentou a ação). Por meio do Ministério da Saúde, tal ação poderá ser realizada, assegurando o direito ao parto humanizado. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200