Tentativa Número 5 (KMQ) - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 10/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O momento do nascimento de uma criança é muito importante e único para a formação de uma família, principalmente para a gestante. Entretanto, no Brasil, o parto humanizado -que busca uma melhor experiência para a mãe e filho no nascimento- é uma questão de saúde pública que sofre um descaso no país (Vírgula) tornando o parto um momento pouco afetivo. Isso ocorre, (Sem vírgula) pelo desdém do Estado em relação ao tema (Muito bem. Formulou a tese), que por consequência inviabiliza essa forma de parto para várias mães brasileiras. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante evidenciar o descaso do governo brasileiro como um entrave para a humanização do parto. Segundo a Constituição federal de 1988, um dos direitos sociais é a proteção à maternidade, que deve garantir as melhores condições para as mães e bebês antes, durante e depois do nascimento. No entanto, esse termo não se torna garantido se tratando do parto humanizado, uma vez que existe apenas 18 casas de parto normal em território nacional garantidas pelo Sistema Único de Saúde -SUS. Contudo, infelizmente grande parte das mães brasileiras se tornam cidadãs de papel, que de acordo com o escrito Gilberto Dimenstein possuem direitos apenas na teoria e não na prática (Vírgula) o que é inaceitável. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, ocorre a inviabilização desse estilo de parto para grande parte da população brasileira. Por causa das poucas casas de parto normal no Brasil, o país realiza cerca de quatro vezes mais cesarianas do que a porcentagem aceitável pela Organização Mundial da Saúde -OMS. Desse modo, fica claro a pouca escolha para as mulheres que querem um parto menos invasivo e autônomo de sua parte, uma situação que deve ser revertida o mais rápido possível. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser adotadas par garantir a humanização do parto. Logo, o Ministério da Saúde -órgão responsável por cuidar da saúde do Brasil- (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve, por meio de verbas públicas (Muito bem. Apresentou os meios), criar mais locas   locais preparados para realizar partos normais (Cuidado. Não é sinônimo de parto humanizado) no país (Muito bem. Apresentou a ação), pelo menos um por município, com o objetivo de aumentar a abrangência do Sistema Único de Saúde em relação ao parto humanizado e garantir que mais mulheres possam ser viabilizadas a escolher esta opção (Muito bem. Apresentou a finalidade). Fazendo isso, o momento do nascimento será realmente único para as mães brasileiras. ​​​​​​​(Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem limitada do tema. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200