Apesar de, (Sem vírgula) o parto normal apresentar maior vantagem em comparação ao cesária. (Ideias fragmentadas) No Brasil, muitas mulheres que optam por esse tipo de parto, (Sem vírgula) enfrentam dificuldade no momento de encontrar clínicas de saúde especializadas em parto normal e abrangidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já em contrapartida, é realizado em grandes escalas partos do tipo cesária por esse sistema. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O menor tempo de recuperação e menor risco de infecção, (Sem vírgula) estão entre os principais benefícios do parto normal. (Ideias fragmentadas) Além de que, (Sem vírgula) o parto cesária é indicado para casos em que há maiores riscos para a mãe e o bebê. (Ideias fragmentadas) Como casos em que há falha de progressão do parto. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, estudos apontam que o nascimento pelo canal vaginal fortalece o sistema imunológico e neurológico dos bebês, devido aos movimentos que realizam para nascer. Outra vantagem, (Sem vírgula) é contato do recém-nascido com a flora do canal vaginal, pois esse processo auxilia no sistema imune e digestivo do recém-nascido. O parto natural também acaba por auxiliar no vínculo mãe e filho, devido ao contato imediato após o parto. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, cabe ao Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) investir em clínicas e hospitais com especialização em parto normal e natural (Muito bem. Apresentou a ação). (Ideias fragmentadas) Realizando estudos para que o SUS ofereça esse tipo de assistência nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. (Ideias fragmentadas) E promovendo campanhas que incentivam esse tipo de parto, por se tratar de uma questão de saúde pública. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar uma abordagem superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |