O parir de ideias - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 03/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A “Maiêutica”, parto de ideias, foi termo utilizado pelo célebre filósofo grego Sócrates, que se inspirou na belíssima profissão de sua mãe que era parteira, ou seja, realizava partos humanizados. Contudo, na sociedade contemporânea, o parto humanizado está cada vez mais negligenciado, uma vez que a falta de debates acerca do assunto e o pouco investimento do Estado contribuem para a perpetuação desse quadro deletério (Muito bem. Formulou a tese). Nesse contexto, vale analisar as causas que impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é fulcral pontuar o silenciamento social como perpetuador do imbróglio. Nesse sentido, em meados do século XX, com o advento da Revolução Técnico-Científica, a internet alcançou uma proporção mundial (Vírgula) facilitando, principalmente, o compartilhamento de informações. Entretanto, isso não ocorre de maneira efetiva no Brasil, (Sem vírgula) devido à ausência de debates e campanhas acerca dos benefícios do parto humanizado. Por consequência, o desconhecimento informacional sobre tal ato corrobora para que parte das grávidas escolha a cesariana, a qual possui 2,06% de mortalidade, segundo o Conselho Federal de Medicina. Dessa maneira, urge a reversão dessa conjuntura para a segurança dos indivíduos. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar que as barreiras impostas contra o parto humanizado derivam do escasso investimento das entidades estatais. Nessa lógica, de acordo com o filósofo Friedrich Hegel, o Estado é responsável por proteger seus “filhos”. No entanto, é fato a negligência estatal, tendo em vista o baixo investimento voltado para a construção de centros e equipe especializada em parto natural pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, chegando a apenas 18 áreas apropriadas em todo país, consoante ao "Bog mulher". Consequentemente, a ausência de profissionais contribui para com a violência obstétrica, por exemplo, o desrespeito ao tempo natural da mãe e filho. Logo, é preciso uma mudança dessa postura estatal para melhoria da saúde pública. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, medidas são necessárias para incentivar o parto humanizado no cenário brasileiro. Para isso, o Estado, no papel do Ministério da Saúde, responsável pela política nacional de saúde do país, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) a fim de normalizar o parto natural (Muito bem. Apresentou a finalidade), deve criar projetos de conscientização (Muito bem. Apresentou a ação), por meio de palestras e campanhas nas mídias sociais (Muito bem. Apresentou o meio)) informando os benefícios de tal ato. Ademais, o governo federal, com o objetivo de implantar mais centos e profissionais especializados (Muito bem. Apresentou a finalidade), deve investir na construção de clínicas próprias para partos naturais e treinamento de equipes para acompanhamento (Muito bem. Apresentou a ação). Destarte, haverá uma melhoria na saúde publica e o parto humanizado será mais frequente e inspirador, como foi para Sócrates. (Excelente! Conseguiu apresentar todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Você está no caminho! Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200