Por que ainda existem tão poucas casas de parto no Brasil? Em todo território nacional existem apenas 18 delas em funcionamento. Apesar de existir uma politica pública voltada para a criação dessas mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), é preciso observarmos a gestão pública como um todo, faltam casas de parto normal no Sistema Único de Saúde (SUS). (Apresente as discussões iniciais com clareza e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Pois grande parte dos cargos responsáveis pela tomada de decisão são ocupados por médicos, de acordo com isso entendemos que não há interesse em criar serviços de saúde onde esses profissionais não possam atuar. (Não compreende a estrutura do texto. Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A porcentagem de cesárias permitidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 15%, no Brasil 55% dos nascimentos acontecem via cesariana no SUS, sendo 84% na saúde privada. (Explore mais a ideia apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) O número de cesárias excessivas e a abstinência das casas de parto, (Sem vírgula) são é um problema problemas que vêm se expandindo e ganhando espaço e força ao longo dos anos. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Contudo é necessário que se quebre essa corrente com educação, a construção de novas casas nas proximidades de hospitais (maternidades) para auxiliarem com assistência médica em casos de urgência como complicações no parto e acolhimento tanto para as gestantes, quanto aos profissionais de enfermagem que auxiliam nessa empreitada. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
(Melhore a estratégia coesiva) É viável também que seja realizado treinamentos especializados para agregar na qualificação dos mesmos. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |