Parto humanizado: Questão social e de saúde no Brasil - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 01/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Constituição federal de 1988, a saúde é direito de todos e deve ser assegurada pelo Estado. Entretanto, existe uma lacuna entre esses direitos e a atual conjuntura no Brasil, posto que milhares de brasileiras encontram-se sem suporte quando optam por terem seus filhos em casa. Nesse sentido, o parto humanizado levanta uma importante questão a ser debatida, uma vez que configura uma problemática em caráter de saúde pública no Brasil. Desse modo, faz-se necessária a discussão sobre os pontos relevantes de ordem positiva, bem como o escasso suporte ofertado pelo Estado no tocante a essa causa. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é imperioso destacar a segurança em que essas mulheres estão inseridas ao dar à luz no conforto de seus lares. Isso porque, (Sem vírgula) o âmbito familiar apresenta-se inúmeras vezes mais tranquilo e acolhedor, o que torna o processo natural e reconfortante para essas genitoras. Ademais o sucesso desse método evidencia-se indubitavelmente com a ajuda dos familiares que podem fazer parte de toda a dinâmica por estar em seu próprio ambiente e agindo de maneira plácida. Sob tal perspectiva, cabe pontuar (Vírgula) ao tema supracitado, os dois episódios em que Gisele Bundchen optou por ter seus dois filhos em casa por considerar o local mais acolhedor. Dessa maneira, é iniludível que de forma natural e entre família esse método vem sendo cada dia mais elegido pelas mulheres. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) No entanto, a assistência governamental falha no que diz respeito a temática, não permite que essa metodologia escolhida pela mulher se perpetue. Sobretudo, cabe pontuar que para que o acesso ao direito de segurança na saúde (Vírgula) no que concerne ao tema supracitado (Vírgula) intercorra, (Sem vírgula) existe uma gama de fatores que são de incumbência das Constituições estatais, haja vista que por intermédio delas a saúde como um todo é destinada aos cidadãos, logo de maneira explícita pode-se observar que o direito a ter um parto saudável em casa é de encargo das autoridades políticas. Dentro desse contexto, a filósofa Hannah Arendt, em sua obra " A banalidade do mal ' " acreditava que o pior mal era aquele visto como algo cotidiano. Em referencia ao tema aludido, pode-se notar que a o corpo social brasiliano, uma vez habituado com a conjuntura atual não solicita mudanças nesse aspecto dos órgãos governamentais. Assim sendo, a lacuna entre os direitos de ter um parto humanizado em casa e as falhas politicas, (Sem vírgula) tendem a ter uma resolução complexa. (Delimite as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas, com efeito de minimizar esse problema. Cabe ao Ministério da Saúde, (Sem vírgula) implementar (Boa. Apresentou o agente) um programa de saúde coletiva denominado " Você pode ter seu bebê em casa ". (Ideias fragmentadas) Por meio de verbas governamentais, médicos e enfermeiras deveram  deverão ser enviados para os lares das famílias brasileiras para dar suporte caso a genitora necessite de cuidados emergenciais. Faz-se necessário (Vírgula) ainda, que essas cidadãs, bem como suas famílias, tenham suporte ´ "pós parto" desses profissionais com intuito de sanar as dúvidas e prestar o mesmo trabalho que seria ofertado em um ambiente hospitalar. Dessa maneira, a Constituição de 1988 estará sendo efetivada em sociedade com excelência.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita, 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200