Parto humanizado: uma questão de saúde pública? - Banco de redações


Parto humanizado: uma questão de saúde pública?

Enviada em: 01/07/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No início do século, em decorrência do número elevado de cesariana que correspondia a 60% dos nascimentos, ocorreram os primeiros movimentos contrários não só a cesária, como também a hospitalização no ato de dar à luz. O dilema do parto humanizado está em proporcionar saúde a mãe e recém-nascido sem hospitalização ou sem o uso de técnicas essencias para medicina, como o toque, (Melhore a progressão de ideias) e abusiva para algumas mulheres. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira observação, as técnicas medicinais de parto, a cesariana e a indução pra  por meio de medicamentos, (Sem vírgula) são abusivas por em muitos casos por não consideram o desejo da mãe que é lesada, pois não tem informações suficientes para decidir o que é melhor para ela. Essa dificuldade na rede pública de troca de conhecimento entre profissionais e pacientes é uma das causas que fortalecem o movimento do parto normal e o torna um problema da esfera governamental, já que existem pacientes sendo lesados pelo sistema público de saúde. (Reestruture as discussões) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em um segunda observação, Larissa Cassino, colunista do site UOL, diz: " Parto humanizado tem a ver com o respeito à paciente, e não com o local". Sendo assim, esse processo consiste em como a gestante é tratada e suas vontades levadas em conta com no mínimo de excessos médicos, logo o estado pode proporcionar um atendimento mais "sensível" as grávidas bebês. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base nos fatos apresentados, ficou claro que o sistema de saúde pública responsável por atender as grávidas no Brasil tem uma deficiência em respeitar seus desejos na hora do parto. Logo a rede hospitalar pública (Muito bem. Apresentou o agente) com investimentos governamentais precisam aprimorar esse atendimento por meio de formação de profissionais que considere a opinião das gestantes, melhoramento das estruturas, aumento das casa de parto, tendo como objetivo aumentar o bem-estar das pacientes e impedir o retrocesso nessa área da medicina com a volta dos partos em casa.

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial do tema. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200