Na Constituição de 1988 - norma de maior hierarquia do sistema judiciário brasileiro - consta ser dever do Estado e, (Sem vírgula) direito dos cidadãos, (Sem vírgula) o acesso à saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS). Visto que (Reveja a estratégia coesiva), a falta de casas de partos humanizados limitam as escolhas da mulher em como gostaria de conceber seu filho, consequentemente, é uma situação problemática que delimita os artigos de judiciários. Compreende - se que, (Sem vírgula) o excesso de trabalho dos obstetras tornam os procedimentos invasivos mais ágeis para seu tempo. Acrescenta-se, (Sem vírgula) a possível elitização de tal procedimento, por consequência da ausência de escolhas aos usuários do SUS. (Melhore a progressão de ideias. Reestruture as discussões e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, percebe-se que a priorização médica por parto de cesárea, em muitos momentos, é ocasionada pela agilidade da cirurgia. “Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém”. A frase dita por Paulo Freire, (Sem vírgula) confere o assunto citado anteriormente, a mulher perde seu poder de escolha para obstetras, que optam por procedimentos invasivos, alguns casos perigosos ao paciente, apenas pela rapidez. Ademais, essa preferência é direito feminino, e, (Sem vírgula) deveria ser inclusa a opinião médica em casos de risco ao nascituro. (Reestruture e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, cita – se o maior acesso de mulheres (Vírgula) redentoras de capital, em clínicas humanizadas. Em virtude das falhas do sistema de saúde pública, as pessoas com condições para hospitais privados, (Sem vírgula) os buscam, já que “são” sinônimos de atendimentos acolhedores. Por outro lado, cidadãos de baixa renda precisam enfrentar os déficits do sistema público. Enquanto não forem implementadas ações que diminuam esses problemas, as desigualdades tendem a aumentarem. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Urge, então, atividades dos poderes públicos no auxílio para o aumento das oportunidades de autonomia às mulheres que concebem seu filho pelo Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde – órgão governamental responsável por promover políticas públicas em hospitais - deve (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) aumentar o número de casas de parto no território brasileiro, através de análises dos dados de concentração de natalidade. (Ideias fragmentadas) De modo a diminuir o excesso de trabalho dos médicos de postos de saúde, tornando o atendimento menos “mecanizado”,(Ponto final) Também, é uma oportunidade da mãe conseguir escolher a forma de ter sua criança. Esses seriam viés para atingir a adequação das cláusulas constitucionais.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |