Durante a década de 1930 (Vírgula) ganharam força as teorias eugênicas tentando provar a superioridade da população europeia .Essas teorias refletem até os dias de hoje caindo o preconceitos sobre os latinos ,africanos e asiáticos (Vírgula) o último chamado de preconceito amarelo (Melhore a progressão de ideias). Tais teoria existem e podem ser explicadas devido ao etnocentrismo e uma lacuna educacional. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto ,é necessário reiterar que o etnocentrismo está presente na sociedade brasileira. De acordo com o sociólogo Francis Boas ,as culturas devem ser analisadas de maneira relativa sem colocar uma como padrão (Vírgula) pois todas têm suas diferenças, (Ponto final) Esse pensamento deve ser trazido para os dias atuais (Vírgula) pois , (Sem vírgula) o preconceito não é algo tolerável . Os asiáticos como todos os outros povos devem ser respeitados. (Reestruture e explore mais os argumentos)
(Boa estratégia coesiva) Além disso ,outro problema que existe na sociedade é a insuficiência educacional . O educador Paulo Freire disse, (Sem vírgula) que a educação não transforma o mundo (Vírgula) mas sim pessoas (Vírgula) e elas transformam o mundo (Melhore a progressão de ideias) e algo que não atinge as pessoas não é educação, tendo em vista que a educação existente não trabalha de maneira adequada a história de outros povos sem ser a história europeia (Cuidado com essa afirmação). Isso deve mudar pois é necessário estudar o passado para entender os dias de atuais . (Desenvolva as discussões com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é importante que as pessoas não tenham comportamentos que reforçem as teorias eugênicas. Por isso o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve (Muito bem. Apresentou o agente) inserir nas escolas públicas conhecimentos de outras culturas ,de modo que sejam financiados por empresas privadas (Vírgula) e palestras devem ser feitas para que os que sofrem preconceito falem sobre sua história. Então isso irá diminuir o preconceito amarelo.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |