Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) garante a todos os indivíduos o direito à igualdade e ao bem-estar social. Conquanto, o “preconceito amarelo”, que se intensificou no ano de 2020 (com o surgimento da pandemia), impede que a população desfrute desse direito universal na prática. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar essa temática que se faz presente na sociedade. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, pode-se afirmar que o preconceito contra os asiáticos é uma construção da própria sociedade. Segundo o Ex-Presidente da África do Sul e ativista Nelson Mandela, “ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele ou de onde ela vem ou de sua religião”, “as pessoas são ensinadas a odiar e, se podem ser ensinadas a odiar, podem aprender a amar”. Dessa forma, é racional afirmar que existe uma solução para esse problema. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Secundariamente, é necessário analisar como esse preconceito se faz presente na atualidade. No ano de 2020, o até então presidente dos Estados Unidos Donald Trump acusou os chineses de terem criado o vírus SARS-COV-2, como uma arma biológica, chamando o vírus de “vírus chinês”. Com esse comentário, muitas pessoas começaram a culpar os asiáticos pelo surgimento da pandemia e, com isso, muitos asiáticos sofreram agressões físicas e psicológicas. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos mencionados, faz-se necessário buscar formas para solucionar ou, pelo menos, mitigar esse problema. Para isso, é preciso que organizações influentes internacionalmente, como a ONU, (Muito bem. Apresentou o agente) organizem campanhas que busquem ressaltar a igualdade entre os indivíduos e a necessidade de extinguir o “preconceito amarelo”. Além disso, as grandes nações (como os Estados Unidos e a própria China), (Sem vírgula) precisam salientar em seus próprios Estados a realidade problemática desse preconceito. Dessa forma, essa temática poderia ser solucionada.
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |