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Preconceito amarelo

Enviada em: 21/06/2021

Status:

Corrigida
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Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) garante a todos os indivíduos o direito à igualdade e ao bem-estar social. Conquanto, o “preconceito amarelo”, que se intensificou no ano de 2020 (com o surgimento da pandemia), impede que a população desfrute desse direito universal na prática. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar essa temática que se faz presente na sociedade. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, pode-se afirmar que o preconceito contra os asiáticos é uma construção da própria sociedade. Segundo o Ex-Presidente da África do Sul e ativista Nelson Mandela, “ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele ou de onde ela vem ou de sua religião”, “as pessoas são ensinadas a odiar e, se podem ser ensinadas a odiar, podem aprender a amar”. Dessa forma, é racional afirmar que existe uma solução para esse problema. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Secundariamente, é necessário analisar como esse preconceito se faz presente na atualidade. No ano de 2020, o até então presidente dos Estados Unidos Donald Trump acusou os chineses de terem criado o vírus SARS-COV-2, como uma arma biológica, chamando o vírus de “vírus chinês”. Com esse comentário, muitas pessoas começaram a culpar os asiáticos pelo surgimento da pandemia e, com isso, muitos asiáticos sofreram agressões físicas e psicológicas. (Explore mais o argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos mencionados, faz-se necessário buscar formas para solucionar ou, pelo menos, mitigar esse problema. Para isso, é preciso que organizações influentes internacionalmente, como a ONU, (Muito bem. Apresentou o agente) organizem campanhas que busquem ressaltar a igualdade entre os indivíduos e a necessidade de extinguir o “preconceito amarelo”. Além disso, as grandes nações (como os Estados Unidos e a própria China), ​​​​​​​(Sem vírgula) precisam salientar em seus próprios Estados a realidade problemática desse preconceito. Dessa forma, essa temática poderia ser solucionada.

Comentários do corretor


Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200