O aumento da xenofobia foi uma das consequências identificadas com o recrudescimento de governos nacionalistas no mundo desde a crise de 2008. Esses mesmos governos, com dificuldades em lidar com a pandemia, agravaram o problema do racismo ao se diferenciarem nacionais e não nacionais. Ademais, em diversas partes do mundo as populações asiáticas e descendentes de asiáticos foram culpabilizados pela dispersão da doença. Nesse grave contexto, no qual multiplicam-se os casos de violência contra minorias raciais, é ainda mais urgente o desenvolvimento de estratégias de combate ao racismo. (Não contextualizou o tema propriamente dito)
(Melhore a estratégia coesiva) O primeiro momento que uma estratégia, de certa forma, de combate ao racismo foi adotada pelo governo brasileiro foi durante o período varguista, mas, ainda assim, não foi completamente bem sucedida na tentativa de integrar os grupos étnicos do país. Esse governo patrocinou obras modernistas e pesquisas sociológicas voltadas para a valorização da cultura e da diversidade do país a fim de construir e exaltar a identidade nacional no imaginário popular. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Evidenciou-se, no entanto, que essa estratégia de exaltação não foi suficiente para combater o racismo. Ainda que as características dos diversos grupos tenham sido exaltadas, manteve-se a diferenciação dos diferentes grupos como pertencentes a diferentes classes, consideradas inferiores ou superiores. Além disso, muitas obras suavizaram o passado escravista e ignoraram a violência, a discriminação e os conflitos que persistem até hoje. Por conseguinte, outras estratégias para além da simples exaltação da exaltação da diversidade devem ser adotadas no combate ao racismo. (Tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Diante dessa conclusão, uma estratégia que parece mais adequada que a exaltação da diferença é a "construção da igualdade”, isto é, a real integração entre os grupos. A intensificação do debate e das trocas culturais entre os grupos é essencial no processo de fortalecimento da integração. Contudo, isso somente é possível de forma plena se todos os indivíduos tiverem as mesmas condições socioeconômicas. É por esse motivo que cotas raciais para negros são tão relevantes no Brasil, assim como cotas para a representação de minorias étnicas em países multiétnicos da África e Oriente Médio são relevantes para garantir a estabilidade nesses países. Da mesma forma, o combate a contemporânea discriminação contra grupos étnicos asiáticos pode ser amenizada com o incentivo ao debate e a participação desses grupos na sociedade. (Tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Tendo isso em mente, o governo federal deve (Muito bem. Apresentou o agente), ao organizar o planejamento público a fim de garantir iguais condições para migrantes e nacionais, assim como afirma o estatuto do migrante de 2017 (Ideia incompleta. Problemas na progressão de ideias). Ademais, o Ministério da Educação deve incentivar o debate sobre a violência racial para evitar a banalização da discriminação.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore os argumentos de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |