Ainda que a Constituição Federativa Brasileira assegure promover o bem de todos, sem preconceitos raciais, percebe-se que, (Sem vírgula) a população brasileira se mostra distante dessa realidade prometida; (Vírgula) haja vista que pessoas de ascendência asiáticas sofram com a discriminação amarela. Dessa maneira, compreende-se o problema histórico, bem como a desinformação social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, é indubitável que a questão histórica esteja entre as causas da problemática. Conforme ficaram conhecidos, (Sem vírgula) os indivíduos amarelos, como ‘’perigo amarelo’’ (Vírgula) durante os século XIX e XX, onde surgiu um mito em que o império japonês queria dominar o mundo e que através das imigrações seria um perigo para outras sociedades que não eram amarelas, como por exemplo, (Sem vírgula) o Brasil; (Vírgula) e que, (Sem vírgula) essa discriminação, nos dias atuais (Vírgula) se mostra mediante exclusão, estereótipos e ofensas deliberadas a essa raça que tenta se inserir na sociedade. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, entra a desinformação social que só agrava essa estatística de agressões morais e, em algumas ocasiões, físicas contra os cidadãos amarelos. O site do G1 relatou uma agressão sofrida por uma idosa em Nova Iorque, da a qual foi atacada por chutes por um homem enquanto andava na rua. Nesta análise, é percebido como o agravamento da falta de informação da população pode ser prejudicial. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, que o preconceito amarelo é um mal para a sociedade. Sendo assim, cabe ao governo federal construir delegacias (Muito bem. Apresentou o agente) especializadas em crimes de ódio, afim a fim de amenizar a prática do preconceito na sociedade, além de aumentar a pena para quem o cometer. Ainda cabe ao Ministério da Educação criar, em escolas, palestras e relatos de histórias, visando explicar a crianças e jovens a importância não só desse povo (Vírgula) mas também da inclusão. Ademais, a sociedade deve se mobilizar nas redes sociais para conscientizar a população que todos merecem respeito e que a diversidade é que deixa o país mais bonito (Cuidado com construções clichês). Dessa forma, seria possível a execução do pleno direito ao bem de todos.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |