Segundo o filosofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social. No entanto, no cenário atual mundial observa o contrário, quanto a questão dos problemas relacionados ao combate do preconceito amarelo. Nesse contexto, percebe-se casos de atitudes discriminatórias contra asiáticos ou descendentes. A insuficiência de leis eficientes nesse caso, (Sem vírgula) intensifica a injúria racial que afeta diretamente os cidadãos que sofrem esse tipo de atitude preconceituosa. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que os comportamentos discriminatórios é são um fator determinante para a persistência do preconceito. De acordo, (Sem vírgula) com os Códigos Penais da maioria dos países que visam o bem comum, a legislação afirma que o ato praticado como palavras pejorativas ou agressões referente à raça, cor, etnia e origem é crime. Nessa perspectiva, a população que aflige-se se aflige com o preconceito amarelo, (Sem vírgula) deve conhecer seus direitos e o Estado assegurar cada um deles, pois estará atuando fortemente como uma base, ao ponto de minimizar a situação ocorrida, trazendo consequências para tal qual disseminar ações hostis incoerentes. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a outra dificuldade enfrentada é a questão da insuficiência de leis conclusivas. O filosofo grego Aristóteles afirmou, a politica tem como função preservar a integração entre os indivíduos da sociedade (É uma citação? Se sim, use aspas). Entretanto, o sujeito que promove o delito da injúria racial, (Sem vírgula) tem o direito de pagar fiança e, (Sem vírgula) ser condenado é a no mínimo três anos de punição (Reelabore essa discussão). A Constituição não dispõe-se se dispõe a integrar os tais indivíduos como pessoas que vão contribuir para a evolução da nação afetada; não tem a sensibilidade para reintegrar (Reelabore essa ideia). Logo, o grupo que praticou atividades preconceituosas tende a voltar para o mesmo, por não serem reintegrados corretamente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os entraves devem ser solucionados por meio da ONU (Organização das Nações Unidas) com programas que mostrem como as pessoas asiáticas lidam com a crueldade durante o dia a dia, promover para os países leis mais severas, tornando o crime de injúria racial inafiançável e submetendo os meliantes ao acompanhamento psicológico para entender que essa atitude é inaceitável. Nesse sentido, uma população mais igualitária, com objetivo de tornar todos os residentes de cada país conscientes (Vírgula) resolvendo o impasse que nos cerca.
Comentários do corretor
Reelabore e explore as discussões com mais produtividade, respeitando o recorte temático. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |