O preconceito amarelo no Brasil - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
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A novela "Malhação", na temporada "Viva a Diferença" (Vírgula) abordou o preconceito amarelo quando a personagem Tina conta que sofreu a vida toda com piadas relacionadas à sua ascendência de asiática. Assim como na obra, asiáticos e brasileiros asiáticos são vítimas de violência por suas características. O assunto era pouco de discutido e era comum até a Covid dar relevância da pior maneira. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, os estereótipos asiáticos ainda são comuns no Brasil. Muitos asiáticos são vítimas de humilhação pela cor da pele e traços físicos, e isso, infelizmente, é visto como normal, pois não é debatido amplamente. (Argumentação limitada. Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) O assunto só ganhou relevância quando começou a epidemia de Covid-19. A "#EuNãoSouUmVírus" colocou em pauta o preconceito amarelo, porque as vítimas eram vistas como ocupadas  (Reveja a seleção lexical) pela epidemia e eram violentadas por isso. Segundo o relatório divulgado pelo Stop Asian Hate, 6.603 casos de foram registrados entre março de 2020 e março de 2021; é evidente que o grande número de casos (Explique melhor) está relacionado ao ódio contra asiáticos, justificado pela Covid-19. Em uma matéria do Guia do Estudante, a estudante Tatiana Emy Bopu defende: "A informação é o melhor remédio. Vejo que muitas pessoas acabam fazendo esse tipo de'brincadeira'na inocência, não fazendo ideia que isso pode ofender alguém", (Ponto final) Nesse sentido, é importante que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) crie uma campanha de conscientização. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Desfecha-se que o preconceito amarelo se perpetua porque é visto como comum, (Ponto final) Portanto, cabe ao MDH criar (Muito bem. Apresentou o agente) uma campanha de conscientização, que informe as pessoas a respeito deste ato por meio da TV,(Vírgula) rádio e redes sociais, na finalidade de combater o preconceito contra asiáticos e brasileiros asiáticos.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200