COMO COMBATER O PRECONCEITO AMARELO G.G - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os asiáticos estão enraizados no Brasil desde meados de 1908, quando as primeiras frotas navais começaram a chegar nos portos brasileiros e os primeiros asiáticos marcaram presença no território, (Ponto final) Porém, mesmo o Brasil crescendo com diversas cultura mescladas entre si, ainda apresenta forte intolerância (Essa intolerância precisa estar mais específica) com o estrangeiro, como acontece com os asiáticos. Por isso, é inevitável analisar o porquê dessa intolerância permanecer na sociedade brasileira e o que fomenta essa discriminação. (Cuidado com uma abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imprescindível ressaltar a heterogeneização de culturas devido ao atual cenário de globalização que até então vem proporcionando barreiras para a introdução de culturas diferentes em uma sociedade conservadora. Isso é descrito no Brasil com a prática de piadas de caráter preconceituoso quando está se referindo a uma pessoa de origem asiática, (Ponto final) Porém, esse estereótipo se torna comum e, por conta disso, as pessoas não percebem a maldade no comentário. Isso pode ser mostrado com a chegada da pandemia do coronavírus que, segundo as notícias da internet, é proveniente da China e essa nova situação vem causando a movimentação de grupos asiáticos em busca de seus direitos de respeito. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, as relações econômicas que foram estabelecidas entre Brasil e China se tornaram acirradas e por isso a indústria chinesa se mostra presente no país e substituindo a mão de obra brasileira. Essa  Esse fato recorrente da perspectiva chinesa de se tornar a maior economia em 2028, superando os Estados Unidos da América, torna uma ameaça aos brasileiros que passam pelo grande problema de desemprego, fazendo com que até os produtos chineses sejam discriminados antes de testados por serem subjugados ruins. Isso pode ser confirmado com a expressão “xing ling”, comumente utilizado para designar produto falsificado ou de má qualidade proveniente da China. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário que os influenciadores digitais apresentem esse problema para o público, mostrando como esse preconceito é manifestado e o que cada um pode fazer para promover o respeito, (Ponto final) Ademais, a televisão deve direcionar propagandas televisivas voltadas para a questão do preconceito amarelo e (Vírgula) assim como os influenciadores, mostrar toda sua estruturação. Assim, os brasileiros compreendem a necessidade de respeito com o estrangeiro que tende a estar mais presente, por consequência da globalização.

Comentários do corretor


As discussões precisam respeitar o recorte temático. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200