Os asiáticos estão enraizados no Brasil desde meados de 1908, quando as primeiras frotas navais começaram a chegar nos portos brasileiros e os primeiros asiáticos marcaram presença no território, (Ponto final) Porém, mesmo o Brasil crescendo com diversas cultura mescladas entre si, ainda apresenta forte intolerância (Essa intolerância precisa estar mais específica) com o estrangeiro, como acontece com os asiáticos. Por isso, é inevitável analisar o porquê dessa intolerância permanecer na sociedade brasileira e o que fomenta essa discriminação. (Cuidado com uma abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imprescindível ressaltar a heterogeneização de culturas devido ao atual cenário de globalização que até então vem proporcionando barreiras para a introdução de culturas diferentes em uma sociedade conservadora. Isso é descrito no Brasil com a prática de piadas de caráter preconceituoso quando está se referindo a uma pessoa de origem asiática, (Ponto final) Porém, esse estereótipo se torna comum e, por conta disso, as pessoas não percebem a maldade no comentário. Isso pode ser mostrado com a chegada da pandemia do coronavírus que, segundo as notícias da internet, é proveniente da China e essa nova situação vem causando a movimentação de grupos asiáticos em busca de seus direitos de respeito. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, as relações econômicas que foram estabelecidas entre Brasil e China se tornaram acirradas e por isso a indústria chinesa se mostra presente no país e substituindo a mão de obra brasileira. Essa Esse fato recorrente da perspectiva chinesa de se tornar a maior economia em 2028, superando os Estados Unidos da América, torna uma ameaça aos brasileiros que passam pelo grande problema de desemprego, fazendo com que até os produtos chineses sejam discriminados antes de testados por serem subjugados ruins. Isso pode ser confirmado com a expressão “xing ling”, comumente utilizado para designar produto falsificado ou de má qualidade proveniente da China. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário que os influenciadores digitais apresentem esse problema para o público, mostrando como esse preconceito é manifestado e o que cada um pode fazer para promover o respeito, (Ponto final) Ademais, a televisão deve direcionar propagandas televisivas voltadas para a questão do preconceito amarelo e (Vírgula) assim como os influenciadores, mostrar toda sua estruturação. Assim, os brasileiros compreendem a necessidade de respeito com o estrangeiro que tende a estar mais presente, por consequência da globalização.
Comentários do corretor
As discussões precisam respeitar o recorte temático. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |