Preconceito Amarelo - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
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O livro "Matizes do Amarelo", do escritor Rogério Dezem, traz críticas acerca do preconceito sofrido pelos asiáticos e ensinamentos para combater essa prática. Nessa perspectiva, a obra é de grande relevância para a problemática social, sendo essa permeada por desafios. Sob tal ótica, a origem da pandemia do Corona vírus coronavírus, na China, aliada à ideia de que os asiáticos são inferiores às outras raças, faz com que haja a perpetuação dessa realidade nociva. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é válido ressaltar que os primeiros registros do covid-19 encontrados na China fizeram com que os olhos do mundo ocidental se virassem para os imigrantes. A ideia de que a população chinesa era a responsável pela a atual pandemia do corona vírus foi disseminada por todo o mundo, dando início, assim, a uma sequência de ódio direcionada aos países asiáticos. Em diversos lugares, como, por exemplo, os Estados Unidos, os imigrantes asiáticos chegaram a ser agredidos fisicamente e psicologicamente. Dessa forma, a pandemia só serviu como desculpa para trazer à tona um preconceito que sempre esteve enraizado na sociedade. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é imprescindível reconhecer que os asiáticos sempre sofreram com o racismo estrutural, sendo considerados como inferiores aos olhos dos outros continentes. Esse preconceito tem seu início a partir dos anos 90, quando os japoneses começaram a imigrar em busca de uma oportunidade de emprego. Rapidamente, os imigrantes começaram a ganhar um estereótipo de “honestos”, “trabalhadores” e “inteligentes”. Isso que gerou uma forte insatisfação por parte da população, que começou a culpar os japoneses de roubarem suas vagas de empregos, dando origem a um forte preconceito direcionado aos países do continente asiático. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, a existência de entraves que dificultam a resolução desse impasse. Para tanto, urge que os influenciadores, juntamente com o governo, promovam (Muito bem. Apresentou o agente) palestras em escolas e utilize as redes sociais como ferramenta para debater sobre o preconceito amarelo, o que possibilitará que as pessoas se conscientizem sobre as consequências do racismo e da xenofobia. Desse modo, será possível pôr em prática ensinamentos como os presentes no livro “Matizes do Amarelo”.

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial do tema proposto. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200