Barão de Itacaré (preconceito amarelo) - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
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Barão de Itacaré , um dos ol criadores do jornalismo alternativo na época da ditadura no país (Vírgula) estava certo ao dizer: “ o brasil é feito por nós só falta desatar os nós”. Nesse sentido o preconceito contra asiáticos , classificado como “preconceito amarelo”, se configura como um dos nós a serem desatados no atual cenário mundial. Esse problema ainda persiste devido não só pela alienação social, mas também por uma lacuna educacional a ser preenchida. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Mormente, é fulcral pontuar que a alienação do corpo social diante da problemática é um fator determinante para a perpetuação desse imbróglio. Em sua obra “ a banalidade do mal”, a filósofa alemã Hannah Arendt evidencia que a massificação da sociedade formou indivíduos incapazes de realizar julgamentos, aceitando as situações sem questionar. Paralelo à a esse pensamento, é a banalização das descriminações  discriminações contra essas etnias, (Melhore a progressão de ideias) os indivíduos compartilham de um pensamento partindo de pressupostos infindáveis, como se tem observado durante a pandemia do Covid-19. Esse tipo de preconceito, (Sem vírgula) ainda é visto como “brincadeira” e ignorado como uma forma discriminatória. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ainda é válido salientar uma falha no sistema educacional como propulsor desse cenário. Compreender as culturas e etnias mundiais é indispensável para se evitar esses julgamentos e descriminações. Segundo o educador brasileiro Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Tendo em vista que as redes de ensino ainda não abordam de forma ampla as questões étnicas e culturais de povos diferentes (Apresente fatos), nota-se a falta de conhecimento ainda enraizada, cercada de estigmas e má interpretações.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se portanto, a urgência de se combater esse impasse. Destarte, o Ministério da Educação (MEC), juntamente com as mídias sociais ( jornais, revistas, internet) (Vírgula) devem promover (Muito bem. Apresentou o agente) palestras em escolas e locais públicos. Tais palestras, (Sem vírgula) devem ser web conferenciadas nas redes sociais dos envolvidos, afim de atingir um público ainda mais abrangente, para que assim o tecido social, (Sem vírgula) não continue fazendo parte de uma “banalidade do mal”.

Comentários do corretor


Reestruture as discussões apresentadas e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de  exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200