Preconceito guiado - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série estadunidense “Jane a Virgem”, é retratada a história da protagonista Jane que ao decorrer da trama sofre constantemente com a xenofobia por ter descendência latina e morar nos EUA. Tal situação se assemelha com a qual asiáticos e descendentes que vivem em países do ocidente têm sofrido nos últimos anos, causados pela disseminação de estigmas e estereótipos (Vírgula) e também pela falta de representatividade dessas pessoas em locais importantes e de grande visibilidade, devendo ser remediado rapidamente. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, deve ser lembrado que a Constituição federal de 1988 prevê que todos são iguais perante a lei sem distinção de natureza, porém tal cláusula é desrespeitada com a disseminação de discursos de ódio contra a comunidade asiática, até mesmo vindo de figuras importantes politicamente, como tentativa de justificar algo que sequer há relação com essas pessoas (Vírgula) como a pandemia de coronavírus. Bem como a falta de representatividade em locais de destaque pioram a situação (Vírgula) pois assim há uma sensação de exclusão das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) por parte da sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, é presente com frequência episódios de agressões tanto verbais quanto físicas e discursos de ódio contra pessoas de descendência asiática e também a exclusão social. Tais fatores, (Sem vírgula) fazem com que seja gerado dentro de cada indivíduo (Vírgula) que sofre com a xenofobia, problemas como a depressão e o suicídio por não se sentirem vistos e nem aceitos junto com estereótipos agregados. Dessa maneira deve-se criar medidas para que combater esse preconceito.(Reestruture. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Com isso, é de urgência que o Estado (Vírgula) por meio da Comissão de direitos humanos (Vírgula) endureça leis contra esse tipo de preconceito para que seja garantida a segurança de indivíduos que têm sofrido algum tipo de ataque por causa de sua etnia. Empresas privadas e veículos de mídia também têm seu papel nessa luta, promovendo visibilidade a pessoas asiáticas ou com descendência (Melhore a progressão de ideias) com palestras e workshops na tentativa de se quebrar estigmas construídos. Somente assim podemos combater o preconceito amarelo.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200