A pandemia do coronavírus – provocada pelo vírus Sars-cov-19, surgido em Wuhan, na China -, que atingiu o Brasil na primeira metade do ano de 2020, evidenciou e intensificou a discriminação contra indivíduos de origem asiática, dado que o surgimento desse vírus é associado aos hábitos chineses. Logo, esse preconceito (Especifique-o) se dá, principalmente, a esteriótipos e à desinformação criados pela população brasileira (Muito bem. Formulou a tese), que podem ter desdobramentos graves não só para os cidadãos asiáticos, mas também para a sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva, o conceito denominado Habitus, desenvolvido pelo filósofo francês Pierre Bourdieu, consiste na ideia de que os indivíduos desenvolvem padrões de pensamento – como o de hostilizar a cultura dos povos de origem asiática devido à a esteriótipos- externalizados pela sociedade. Essa mentalidade habitual é, lamentavelmente, banalizada, o que evidencia não só a desinformação da população, mas também sua falta de empatia e respeito. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, esses hábitos podem ameaçar a cidadania das vítimas, a partir do momento em que elas são, eventualmente, excluídas e estigmatizadas pela sociedade apenas por causa de sua ascendência. A esse respeito, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada, (Sem vírgula) em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), prevê a igualdade de direitos a todos os cidadãos. Entretanto, a maioria das pessoas de origem asiática lidam, principalmente, durante a pandemia com o estigma e o desrespeito de grande parte da população. Ocorre que, devido a isso, as vítimas desenvolvem traumas psicológicos, a exemplo de ansiedade e depressão, que podem, por sua vez, resultar em algo mais grave como um suicídio. Adicionalmente, essa discriminação pode gerar consequências para a coletividade, haja vista que as relações sociais seriam afetadas. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, com vistas a desmitificar esteriótipos e gerar informação à população brasileira, que o Ministério da Educação elabore campanhas informativas e educativas acerca da cultura asiática (Muito bem. Apresentou o agente), que serão divulgadas por meio da mídia, especificamente, nas redes sociais, uma vez que têm maior abrangência. Essa iniciativa terá a participação de pessoas de ascendência asiática, que irão relatar casos em que foram desrespeitadas devido a sua etnia. Espera-se, com isso, que os ideais propostos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos sejam exercidos na prática por todos.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |