No dia 24 de outubro de 1871, uma multidão saqueou e assassinou brutalmente chineses residentes na Calle de los Negros, em Los Angeles. 19 chineses foram mortos na chacina, considerada o maior linchamento da história dos Estados Unidos. Os assassinos foram absolvidos. Em vista disso, percebe-se que o preconceito contra pessoas amarelas não é recente e deve ser combatido (Estabelça a relação com mais clareza). É primordial, portanto, que a punição a atos xenofóbicos seja mais rigorosa e que se eduque a população para respeitar a pluralidade, combatendo a intolerância. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que a intensificação da violência contra asiáticos, observada atualmente após a descoberta do novo coronavírus (Vírgula) na China, é reflexo da discriminação velada desses povos, que persiste há séculos. Apesar dos brasileiros terem fama de calorosos e receptivos, imigrantes amarelos sofrem preconceito, sendo estereotipados: enquanto as mulheres são fetichizadas, os homens são vítimas de emasculação. Ambos, porém, são considerados intelectualmente superiores aos indivíduos de outras etnias. Além de reforçar o racismo contra negros, o mito da minoria modelo, que rotula os asiáticos como inteligentes e disciplinados, também é prejudicial aos amarelos, que passam a ser vistos como ameaça às vagas de emprego dos demais. (Reelabore essa discussão) Ademais, tal generalização afeta negativamente a saúde mental desses indivíduos, já que, desde a infância, é exigido deles um desempenho muito superior ao demandado de outras crianças. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, "A educação é a arma mais poderosa que você tem para mudar o mundo". Assim, a politização da população é essencial no combate ao racismo. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é insuficiente não ser preconceituoso, é imprescindível engajar ativamente contra a discriminação e exigir das autoridades competentes leis antirracistas mais rígidas, assim como políticas públicas, colaborando com uma realidade mais justa e igualitária. Em vista disso, existe o movimento "Stop Asian Hate", surgido nos Estados Unidos em resposta aos ataques contra ásio-americanos. Campanhas como essa, que despertam o envolvimento de diversos indivíduos, são de suma importância, já que dão maior visibilidade ao imbróglio, suprimindo a discriminação velada. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, o Poder Legislativo, em parceria com o Poder Executivo, deve implantar, com urgência, políticas públicas para diminuir a desigualdade étnico-racial (Muito bem. Apresentou o agente). Além disso, no âmbito escolar, é dever do Ministério da Educação promover palestras ministradas por especialistas de descendência asiática, sobre o racismo, com a distribuição de folhetos para os ouvintes, com a finalidade de educar a população, tal como recomendou Nelson Mandela. Dessa forma, o preconceito amarelo será combatido.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |