O preconceito amarelo consiste em julgamentos pré-concebidos com em relação aos indivíduos amarelos, isto é, pessoas nascidas ou com ascendência de países asiáticos. Tal discriminação é constante na sociedade e envolve agressões físicas e mentais. Sendo assim, é necessário combater essa intolerância suprimindo suas principais causas, o desconhecimento da cultura asiática, bem como a disseminação de fake news. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a falta de informações sobre costumes, religiões e comportamentos diferentes promove a esteriotipação. Com o advento da globalização o mundo tem acesso a diversas culturas. O lado oriental que ao longo da história foi desvalorizado, consegue expandir para outras nações suas crenças e valores. Se chocando, dessa forma, com outras tradições. Esse choque provoca uma imagem padronizada de "olhos puxados" com pessoas amarelas, gerando por ignorância, o preconceito. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, urge analisar o impacto da propagação das notícias falsas. No ano de 2020, o globo foi acometido pela pandemia Covid-19, originária na China. Esse fato direcionou os olhos do mundo ocidental para a população asiática, acusando-as como responsável pela existência do vírus. Consequentemente, essas inverdades se difundiram e ocasionaram atos violentos físicos e psicológicos aos asiáticos, desnundando, desse modo, a falta de respeito para com indivíduos amarelos. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar o quadro atual. Logo, cabe à mídia, (Sem vírgula) aumentar (Muito bem. Apresentou o agente) a representatividade asiática nos meios de comunicação. (Vírgula) por meio de programas que exaltem a cultura oriental, assim como documentários que mostrem as pessoas com ascendência asiática e que possuem raízes no Brasil. Para (Vírgula) assim, promover respeito e tolerância a essa população. Ademais, cabe ao governo federal, (Sem vírgula) fiscalizar a punir a disseminação de fake news, a fim de combater a violência fomentadas por elas.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |