*** Como combater o preconceito amarelo - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Constituição Cidadã, promulgada em 1988, todos são livres e iguais em dignidade e em direitos. Hoje, apesar de o respeito étnico fazer parte dos direitos sociais, a persistência do preconceito amarelo fere diretamente a Carta Magna, já que é evidente uma relação desigual entre a população asiática e as demais. Mediante a isso, cabe debater sobre formas de combatê-lo, além de suas causas, como a falta de denúncias e a má influência da mídia, a fim de cessar a realidade vigente. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, pode-se afirmar que a ausência de denúncias é um fator determinante à continuação do racismo em pauta. Para o filósofo Immanuel Kant, entretanto, o indivíduo deve agir conforme a máxima que deseja ser transformada em lei universal. Nesse sentido, tendo o Estado como único autor do processo judicial, as pessoas não deveriam ter receios em denunciar atos preconceituosos contra os asiáticos, a exemplo do que acontece ao sofrerem injúrias acerca do formato de seus olhos. Caso contrário, pois, o atual panorama que os sujeitos desejam alterar, dificilmente terá como combater. Assim, uma manutenção dos valores comportamentais da sociedade é um caminho redesenhador do tema em questão. (Delimite as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o preconceito amarelo encontra terra fértil na negativa influência midiática ao silenciá-lo. Segundo o postulado bourdieusiano (Vírgula) o que foi criado para ser instrumento da democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse contexto, quando se invisibiliza a pré-existência do assunto, a mídia acaba naturalizando a sua prática cada vez mais. Pela falta de seu entendimento como sério comprometedor da democracia cívica, portanto, o racismo permanece sendo exercido sobre o povo asiático. Logo, esse mecanismo de opressão funciona como forte empecilho para resolução da problemática. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o preconceito amarelo está presente na contemporaneidade e necessita ser combatido. Para mudar esse quadro, o governo federal, juntamente com o Ministério das Comunicações, deve (Muito bem. Apresentou o agente) criar o projeto ''Não há cor para o preconceito'', destinado à sua população. Esse programa televisionário estará atrelado nas emissoras de televisão. Com o intuito de tornar o preconceito amarelho de conhecimento público, haverá apresentação de depoimentos próprios das vítimas sensibilizando o resto da nação a assumir uma postura de respeito à etnia. Feito isso, o preconceito contra os ascendentes da Ásia será derrotado, e o previsto da Constiuição de 1988 garantido.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200