No início do século XX (Vírgula) o Japão estava em um momento de tensão causado pelo alto índice demográfico do país e o Brasil, (Ponto final) Por sua vez, precisava de mão de obra para trabalhar nas lavouras de café. Motivada pelos interesses de ambos os países, aconteceu a “imigração japonesa”, responsável pelo estabelecimento de muitas famílias japonesas no território brasileiro e pela abertura do país para outros imigrantes orientais, como os chineses e os coreanos. Concomitantemente à fixação desses povos no Brasil, o preconceito com a raça amarela ganhou espaço. A associação dos orientais a doenças e a generalização cultural são (Muito bem. Apresentou a tese) alguns dos impasses enfrentados por essas etnias essa etnia e precisam ser combatidos.
(Boa estratégia coesiva) Decerto, a atribuição de doenças aos asiáticos é normalizada há muitos anos. Isso se dá pelo histórico de moléstias descobertas na Ásia, que está relacionado, entre outros fatores, à rápida urbanização e ao clima. Com a pandemia do “Coronavírus”, iniciada em Wuhan, na China, essa discriminação veio à tona e a disseminação de comentários preconceituosos e “fake news” se intensificaram. Assim, é perceptível a necessidade de desconstruir a visão intolerante das pessoas em relação aos orientais. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a generalização dos povos asiáticos e suas culturas é algo muito recorrente. Isso pois a semelhança racial dos orientais, considerados amarelos, é muitas vezes pretexto para o resumo de todas as nacionalidades em uma só. De acordo com a "BBC News" (Vírgula) muitos asiáticos e seus descendentes que vivem no Brasil sofrem com comentários maldosos como "asiático é tudo igual" e estão criando páginas em redes sociais para ajudarem uns aos outros e conscientizar a população (Reelabore essa construção). Desse modo, é notória a valorização de cada cultura de forma individual e o respeito a todas elas. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que o Ministério dos Direitos Humanos e o Poder Executivo devem (Muito bem. Apresentou o agente) estabelecer punições àqueles que praticarem a discriminação (Vírgula) e com a ajuda da mídia criar projetos de conscientização a respeito das diferentes culturas asiáticas e a importância delas para o Brasil. Desse modo, o preconceito amarelo será desarraigado da sociedade brasileira e a generalização cultural será substituída pela valorização de cada povo e cultura asiática de forma individual.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |