Antigamente, logo quando escutamos (Evite ideia de primeira pessoa) uma notícia sobre o povo asiático (Vírgula) logo pensamos em algo ruim que iria nos trazer igual a covid-19 (Vírgula) que teve origem na China, por conta da sociedade fazer um preconceito com esse povos (Melhore o encadeamento textual) ou igual ao estrangeiros que invadem a fronteira do Brasil à procura de uma vida melhor. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Preconceito é uma atitude de descriminação ou rejeição de pessoas e ideias relacionada à sexo, nacionalidade, religião entre outros. No caso do preconceito amarelo estamos (Evite ideia de primeira pessoa) falando exclusivamente de julgamentos feitos por serem de um país diferente, ao qual quem recebe pode ser por injúrias, agressões físicas e mentais quanto difamação. (Melhore o encadeamento textual e evite uma abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A prática desta intolerância está ligada à xenofobia (Vírgula) a qual países como o Brasil em si, (Sem vírgula) pratica com estrangeiros, mas o por que porquê de tal discriminação? A xenofobia tem a ver com o nazismo ao qual matavam judeus e homossexuais, fazendo pelo qual tenha aumentando cada vez mais ao longo dos anos. (Melhore o encadeamento textual. Cuidado com uma abordagem tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) Essa exclusão não acontece somente por ideias faladas acima, mas também por acharem que asiáticos têm um QI mais alto do que os brasileiros. A malhação "viva a diferença" (Reestruture), apresentada na emissora Globo, trouxe isso para o seu contexto, onde uma jovem asiática sofreu um preconceito por ser de outro país e querer impor que ela não tinha o mesmo direito dos demais e que iria se sair melhor em todos simulados. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, essa intolerância vem se tornando cada vez mais constante ao longo do tempo (Vírgula) trazendo algumas consequências com ela, (Ponto final) Por fim uma estratégia de reverter esse papel seria instituições escolares criarem um quadro onde ensine para todos os alunos que eles têm as mesmas opções de formação igual a nossa, fazendo com que o preconceito diminua. (Cuidado com o tangenciamento)
Comentários do corretor
Reelabore as discussões apresentadas. Cuidado com uma abordagem tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |