Embora a Constituição federal de 1988 assegure o bem-estar geral. (Ideia fragmentada) Tal prerrogativa não tem se reverberado com, (Sem vírgula) destaque na prática, (Sem vírgula) quando se observa o preconceito amarelo em questão no Brasil. Diante dessa perspetiva, convém analisarmos os principais fatores que favorecem esse quadro. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para se combater o preconceito amarelo em questão no Brasil, (Ponto final) Embora esse tema seja pouco abordado (Vírgula) esse revés é frequente no corpo social brasiliano (Vírgula) promovendo diversos conflitos ao cidadão asiático. Apesar da Constituição federal garantir o bem-estar de todos (Vírgula) é evidente que há falhas na universalização de direitos essenciais para se conviver bem em sociedade. Essa conjuntura pode ser explicada segundo a obra "Cidadão de papel" (Vírgula) do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, (Melhore a progressão de ideias) nem sempre as leis presentes em documentos oficiais nacionais são cumpridas (Vírgula) desencadeando uma realidade em que os indivíduos são reconhecidos e amparados pelo Estado apenas no papel. O que (Vírgula) infelizmente, é evidente no país. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais é fundamental apontar a pandemia do novo coronavírus como impulsionador desse ambiente patológico, pois o preconceito amarelo ficou ainda mais evidente, (Sem vírgula) pelo fato do vírus ter surgido em um país asiático, o que tornou esse cenário de intolerância ainda mais agravante no Brasil. Segundo a teoria de percepção do Estado da sociedade do sociólogo francês Émile Durkheim (Vírgula) abrangem-se duas divisões: "normal e patológica", continuando essa linha de raciocínio observa-se que em um ambiente patológico, em crise, rompe com o seu desenvolvimento, visto que uma sociedade intolerante, (Sem vírgula) não beneficia o progresso coletivo. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Drepreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal (Vírgula) através de políticas públicas, elabore campanhas e propagandas que abordem sobre o preconceito amarelo, para que todos tenham acesso à informação sobre esse tema. Além disso, é fundamental que as instituições educacionais tenham um ensino mais abrangente em relação a temas como preconceito, racismo, homofobia, etc. Assim se consolidará uma sociedade com mais respeito, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social" junto à sociedade.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |