O preconceito é um juízo que se manifesta em atitude discriminatória, perante pessoas, em relação à: sexo, raça, nacionalidade, religião e entre outros, cuja a ideia é formada antecipadamente e não tem fundamento crítico ou lógico. Nesse âmbito, o preconceito amarelo consiste em julgamentos, pré-concebidos, não desarraigados que podem envolver atos de agressões físicas ou psicológicas contra indivíduos com ascendência ou nascência de países asiáticos. À vista disso, o cenário pandêmico atual ilustra tais atitudes descabidas que, ainda, perpetuam na sociedade (Ponto final) Desse modo, aos quais faz-se necessário analisar a discriminação encarada pelos asiáticos concernente à Covid-19 e o papel do Estado em combater a problemática. (Formule a tese com mais clareza)
(Reveja a estratégia coesiva) Posto isso, é evidente que a pandemina da Covid-19 disparou o preconceito contra os ascendentes asiáticos. (Ideias fragmentadas) Pois, diante do surto do vírus e da propagação de notícias falsas, tornou-se comum culpar os chineses pela situação mundial, com alegações de que fabricaram a doença e a espalharam. Nesse contexto, a discriminação contra tal grupo aumentou, ao qual a qual incluem: assédio verbal-moral e agressão física em que forçou a necessidade do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), criar uma central de denúncias para reunir casos, de vítimas, que envolvem violência e preconceito que serão entregues às autoridades.Logo, para reverter a situação é preciso estabelecer debates para evidenciar que o vírus não tem país e que o problema é global, a fim de promover mais informação, respeito e concientização por parte das pessoas. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe analisar o papel do Estado em reduzir a problemática. Sob esse viés, a Constituição federal de 1988 assegura que todos os indivíduos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Porém, ao contrário do ideal democrático, o aumento de preconceito contra os ascendentes asiáticos denota a pouca participação estatal em combater: o crime, a associação da Covid-19 a tal grupo e as notícias falsas (Vírgula) bem como a dificuldade, do órgão, em reforçar leis mais severas contra os agentes responsáveis pelos atos de discriminação. Dessa forma, percebe-se o descumprimento de normativas constituicionais, fundamentais, ao quai as quais excluem indívíduos de medidas socialmente isonômicas e que não contribuem com o progresso social devido à permanência do preconceito e do distanciamento de formar uma sociedade pautada nos aspectos da civilização. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações devem ser tomadas para mitigar o preconceito amarelo. Desse modo, compete ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com o Poder Legislativo e Ministério da Educação, estipular (Muito bem. Apresentou o agente) sanções mais penalizadoras por meio da criação de leis que reforçam multas e senteças mais agravantes para endurecer o julgamento de agentes praticantes de discriminação. Além disso, promover campanhas de debates sobre o assunto nas escolas, afim a fim de contribuir na formação de cidadãos mais conscientes. Assim, todos cidadãos poderão exercer o dereito da cidadania e, finalmente, ultrapassar antigos paradigmas.
Comentários do corretor
Reestruture as discussões apresentadas, pois a argumentação ficou muito expositiva. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |