O Falso "Perigo Amarelo" - Banco de redações


Preconceito amarelo

Enviada em: 20/06/2021

Status:

Corrigida
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Entre os séculos 19 e 20 alastrou-se a expressão "perigo amarelo" para indicar o suposto risco de povos do Leste Asiático invadirem o Ocidente.Atualmente,com a pandemia de coronavírus, o preconceito contra esses povos voltou à tona.Nesse contexto,se vê que o preconceito amarelo é recorrente na sociedade e,por isso,em tese,é crucial combatê-lo para que ela seja verdadeiramente (Melhore a construção dessa ideia) igualitária. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiro,é necessário saber quais mazelas esse preconceito traz.Um dos problemas é que,apesar dos amarelos estarem imigrando para o Brasil desde 1900,eles,mesmo os nascidos no Brasil,são vistos como estranhos e,por isso,muitos indivíduos acham que eles não deveriam ter os mesmos direitos que outros cidadãos brasileiros.Outro entrave é que a mídia,com frequência,ridiculariza seus traços físicos e estereotipa sua cultura,fazendo assim com que eles sofram xenofobia e racismo. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano,é importante saber porque  por que essa mazela se perpetua.Ela persiste porque muitos brasileiros,por falta de instrução,ao pensar em amarelos,só conseguem levar em consideração seus traços físicos e,por eles serem diferentes dos ocidentais,não conseguem ver,mesmo os asiáticos nascidos no Brasil,como iguais.Além disso,por não terem acesso à cultura asiática,muitos ficam presos as estereótipos que a mídia gera sobre amarelos e,por isso,grande parte da população acaba tirando conclusões erradas sobre amarelos e sua cultura.Por esses motivos, o governo deve difundir a verdadeira cultura asiática. (Reestruture. Abordagem limitada do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto,o impasse deve ser resolvido.Então,o MEC (Ministério da Educação),por ser o responsável pela educação pública do Brasil,deve (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente),por meio da aula de ciências sociais,ensinar os estudantes a conhecerem os asiáticos além de sua aparência e os reconhecer como membros da sociedade brasileira para que,assim,os asiáticos não sofram mais ataques preconceituosos.O MEC,também,desmentirá,por meio de campanhas midiáticas,estereótipos sobre asiáticos,para que,não mais,a sociedade seja enganada por eles.Paralelamente, o Ministério da Cidadania,por meio da Secretaria Especial da Cultura,que é o órgão responsável por levar cultura aos brasileiros,promoverá eventos públicos sobre a verdadeira cultura asiática,para que a população,como um todo,entre em contato com ela.Assim,a sociedade, (Sem vírgula) não mais, ​​​​​​​(Sem vírgula) temerá,de forma infundada, o "perigo amarelo".

Comentários do corretor


Melhore a apresentação das discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade, de modo a evitar uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200